12 Dicas do Rio de Janeiro para sua primeira viagem

Ritmo, alegria, praias e belas paisagens. Viajar para o Rio de Janeiro pela primeira vez oferece tudo isso e muito mais.

Uma cidade intensa que tem muito a oferecer e, por isso, pode levantar certas questões antes de ir, não é mesmo?!

Portanto, hoje trouxemos 12 IMPERDÍVEIS dicas do Rio de Janeiro.

Esteja preparado para conhecer as melhores dicas para curtir a cidade do eterno carnaval.

Dicas Para a Sua Primeira Viagem ao Rio de Janeiro

Escolha a melhor forma de ir do aeroporto ao centro

dicas rio de janeiro como ir do aeroporto ao centro

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, mais conhecido como Aeroporto Internacional do Galeão, fica a cerca de 20 km do centro da cidade e possui dois terminais.

Imagine que você sai do seu voo e já sente o clima maravilhoso do local, mas tem dúvidas sobre como chegar ao seu alojamento. Nesse caso, você tem 5 opções que variam em tempo e dinheiro. Confira abaixo suas alternativas:

1) Do aeroporto ao centro de ônibus

Existem dois tipos de ônibus, o BRT – Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit) e o Premium Executive Bus Auto, mais conhecido como frescão.

O BRT é rápido, pois ele percorre por faixas exclusivas. E ele tem espaço para colocar malas.

Vale aqui avisar que existem duas linhas, no caso do BRT: o “Expresso” e o “Com Paradas”. O expresso tem apenas três paradas, o segundo atinge cerca de 47 paradas, por isso é um pouco mais lento.

Você pode pegá-lo nos portões D e H do terminal 2 (internacional) do aeroporto, além disso, você precisa do cartão RioCard adquirido nas máquinas de venda automática do aeroporto. Aqui você pode obter informações mais detalhadas sobre os horários dos ônibus.

Já o Frescão possui unidades executivas com assentos reclináveis ​​e ar condicionado. Você o reconhecerá facilmente por sua intensa cor azul, e você pode pegá-lo no portão C do aeroporto.

Tenha muito cuidado com o Frescão, pois ele possui várias linhas com rotas diferentes. O ideal é que você pergunte ao motorista antes de embarcar se esse ônibus o leva ao destino que você quer. Também é pago com o RioCard, embora possa ser pago em dinheiro.

Saiba aqui todas as rotas que o Frescão possui, você pode ir para o Centro, Botafogo, Ipanema, Leblon e até mesmo outras cidades, como Niterói, Macaé e Búzios.

2) Do aeroporto ao centro de metrô

Outra opção um pouco mais rápida é o metrô, mas não possui estação perto do aeroporto. Na verdade, para chegar à estação mais próxima, que é a “Vicente de Carvalho”, na linha 2, é necessário pegar um BRT a partir do ponto anterior.

Você chega mais rápido, mas pode ser desconfortável mudar de um meio de transporte para outro, como um bom brasileiro, peça sempre informação para não pegar um transporte errado.

3) Do aeroporto ao centro em carro privado

Se você está procurando a opção mais fácil e confortável de ir do aeroporto ao centro da cidade, recomendo que você reserve uma viagem particular com antecedência. Se você viaja com muita bagagem, essa é uma excelente opção, ou até mesmo alugar um carro.

4) Do aeroporto ao centro de táxi

Por fim, existem dois tipos de táxis. Taxa fixa e taxímetro. Ambos serão os mais confortáveis sem dúvida, embora os meios mais caros. O tempo médio de viagem é de 30 minutos.

No caso da tarifa fixa, você pode encontrá-los nas janelas do aeroporto e, nesse caso, você tem a vantagem de que a tarifa não mude, mesmo que o táxi pegue uma estrada mais longa ou fique preso em algum trânsito.

Os táxis de taxímetro são pegados na saída do aeroporto e você deve ter em mente que eles cobram um custo extra por cada mala. Eles são um pouco mais baratos que os primeiros, mas, como em qualquer lugar, é preciso ter cuidado para que o motorista não faça uma rota mais longa.

O fato é, o táxi será sempre o meio que vai te tirar mais dinheiro, por isso, não recomendamos que o pegue. Prefira o Uber ou até mesmo alugar um carro.

5) Do aeroporto ao centro em transfer coletivo

No aeroporto, você encontrará estandes que oferecem esse tipo de transporte.

Em um custo e conforto intermediários, pode ser uma boa opção se o horário de partida atender às suas necessidades.

Faça um planejamento da quantidade de dias que pretende ficar

dicas rio de janeiro planejamento

Nossa segunda dica é que tudo depende do tipo de viagem que você planeja realizar, mas lembre-se de que sua viagem ao Rio de Janeiro pode ser a porta de entrada para conhecer outras cidades da região que valem a pena.

Existem opções como Búzios, Arraial do Cabo, Ilha Grande, entre outras; Elas estão a poucas horas, se for de ônibus, e assim você pode conhecer um pouco mais do Rio em uma única viagem de uma semana.

Se sua ideia é viajar rapidamente pela cidade maravilhosa e continuar em outro ponto, em três dias você pode conhecê-la.

Os principais locais de interesse podem ser intercalados com suas praias e os monumentos de uma maneira variada.

O Cristo Redentor pode ser visitado em um turno do dia, assim como o Pão de Açúcar.

Dica: Aproveite a sua visita ao Cristo, após, desça diretamente para o centro da cidade, onde estão localizadas as escadas de Selarón, os Arcos da Lapa, a Confeitaria Colombo e a Catedral Metropolitana.

O Maracanã pode ser visitado com uma visita guiada e o Sambódromo Marquês de Sapucaí, mesmo fora da temporada de carnaval é possível conhecê-lo. Não se esqueça de deixar um dia, ou pelo menos um turno, para conhecer as praias e curtir a capital carioca.

Aproveite também para conhecer pelo menos uma das trilhas mais desejadas do Rio, como a Pedra Bonita ou o Morro Dois Irmãos.

Se você estiver interessado em conhecer mais alguns pontos interessantes, pode ir até a Lagoa Rodrigo de Freitas, passando por Ipanema.

E se você for mais aventurado, a Floresta da Tijuca é a melhor opção. Pois há um imenso setor do Parque Nacional da Tijuca que pode ser explorado com uma excursão de jipe.

Enfim, as opções são variadas e dependem muito do seu ritmo de viagem e de sua preferência, mas nossa maior dica do Rio de Janeiro é que você reserve pelo menos 3 dias de viagem, embora em uma semana você possa vivenciá-la intensamente melhor.

Utilize o transporte público

dicas rio de janeiro: transporte publico

Embora a cidade do Rio de Janeiro tenha uma vasta frota de táxis e ubers, uma boa opção para se deslocar com conforto e rapidez é o Metrô Rio.

A rede do metrô rio é muito grande e há vários pontos que podem ser cobertos apenas com uma linha.

Nas ruas, os ônibus também nos levam a diferentes pontos e é muito simples localizar as paradas e reconhecer as rotas que são do nosso interesse.

Obviamente, você deve levar em consideração que o tráfego se torna muito intenso às vezes, por isso, se escolher os ônibus, é bom que você não esteja atrasado para nada.

Dica: Se você estiver em grupo de amigos, e for se descolar para um bairro seguinte, saiba que é mais vantajoso rachar um Uber, nesse caso, o ônibus não compensa.

Reserve a sua hospedagem com antecedência

dicas rio de janeiro: hospedagem

Dependendo do horário que você chegar ao Rio, os hotéis e apartamentos nas melhores áreas estarão todos sem acomodações.

E isso acontece muito em épocas de carnaval e nas maravilhosas festas de final de ano.

Portanto, é sempre conveniente viajar com o alojamento reservado no Rio de Janeiro e, nesse caso, avalie bem a área de sua preferência.

Isso dependerá do seu orçamento, mas considere avaliar a questão de segurança.

Embora seja uma cidade bonita e realmente sabendo que é uma experiência que recomendamos, nela existem áreas onde as comunidades têm mais influência e podem ser menos seguras para se hospedar.

Nesse sentido, Ipanema é a área mais cara para acomodações, mas seus hotéis tendem a ser mais luxuosos e confortáveis e suas ruas são as mais seguras.

Copacabana, possui hotéis de médio porte e seus espaços públicos são apreciados, geralmente, pelos locais. A praia costuma sem bem mais turística.

Já na zona norte, o movimento constante de pessoas e seu vínculo permanente com alguns bairros mais pobres pode fazer com que essas áreas não sejam tão seguras para circular livremente.

Faça o Free Walking Tour

dicas rio de janeiro: free walking tour

O Free Walking Tour é uma boa maneira de conhecer a história e todos os detalhes dos pontos mais importantes da cidade do Rio.

Clique no passeio gratuito que mais lhe interessa e reserve em menos de dois minutos

O bom desses passeios é que, em um único turno do dia, você conhece todos os aspectos mais importantes da cidade e dependendo dos seus critérios, de como foi o passeio, você decide quanto você quer pagar no final.

São excursões em que o guia sabe que deve dar um bom passeio, porque isso depende de seu salário e, além disso, em pouco tempo você conhece pontos importantes do centro histórico.

Sem dúvida, é uma ótima dica do Rio de Janeiro para a sua viagem.

Fique atento com a segurança

dicas rio de janeiro: segurança

Muitas coisas são ditas sobre segurança no Rio de Janeiro. Pois uma cidade enorme com muitas comunidades pode levantar muitas questões.

Idealmente, fique em locais turísticos onde as medidas de segurança são extremas e não devem ser negligenciadas com objetos pessoais.

Por outro lado, se é do seu interesse conhecer a vida em uma comunidade, a recomendação é que você faça isso em um passeio projetado para esse fim. Nunca por conta própria.

Um fato importante a ser levado em consideração é que um local muito turístico, como a Escadaria Selarón, é na verdade, a entrada de uma comunidade. Portanto, o bairro da Lapa é turístico sim, mas fique atento.

Avalie a época de chuvas e as festividades

dicas rio de janeiro: festividades

Embora a cidade maravilhosa tenha um clima estável ao longo do ano, a verdade é que as chuvas ocorrem principalmente nos meses de dezembro a abril.

A estação mais seca ocorre entre os meses de maio e novembro.

Agora, embora o inverno não seja frio nessas latitudes, os meses de temperaturas mais altas, coincidindo com o verão, são janeiro, fevereiro e março.

É também o momento de férias longas em todo o país.

Esta é a alta temporada, então você deve ter em mente que nesses meses há muitos visitantes e os preços são muito mais altos.

Obviamente, a escolha do tempo será uma questão de avaliar o nosso tipo de viagem.

Considere também as grandes festividades da cidade do Rio, como os carnavais dos meses de janeiro e fevereiro.

Em dezembro, existem duas situações especiais, como a iluminação da enorme árvore de Natal flutuante que é colocada na Lagoa Rodrigo de Freitas – geralmente é realizada no primeiro sábado do mês – e a famosa festa de Réveillon, a grande festa de Ano novo que inclui fogos de artifício impressionantes na praia de Copacabana.

Proteja-se do sol

dicas rio de janeiro: sol

Muitas vezes nas cidades com praias deixamos o sol apenas para momentos de mar e areia, mas a intensidade de nossa pele é constante o tempo todo.

Ao caminhar e caminhar, não se esqueça de usar um boné com uma boa viseira e, é claro, o protetor solar que deve ser renovado a cada três horas.

Obviamente, o calor do Rio é intenso e a hidratação é mais do que o necessário, sempre carregue uma garrafinha de água em sua mochila.

Cuidado com mosquitos e febre amarela

dicas rio de janeiro: mosquitos

Cidade quente e úmida, tudo incrível para um bom habitat para mosquitos de todos os tipos e tamanhos.

E vale lembrar, o Rio de Janeiro possui uma das maiores florestas urbanas do mundo: o Parque Nacional da Tijuca.

O repelente é muito importante e é melhor comprá-lo em alguma farmácia da cidade.

Nesse sentido, lembre-se também que é aconselhável aplicar a vacina contra a febre amarela.

Não é obrigatório, mas toda a região está entre aqueles que têm casos dessa condição, por isso, se puder aplicar a vacina um mês antes da sua viagem ao Rio de Janeiro, muito melhor.

Lembre-se de que é uma dose única para a vida toda; portanto, se você já a tiver aplicado, não será necessário fazê-lo novamente.

Conheça a culinária local

dicas rio de janeiro: culinaria

E quando falamos em dicas para o Rio de Janeiro, não podemos deixar de destacar as comidas, sem dúvida.

Um dos pratos típicos, que você pode encontrar em qualquer restaurante, é a feijoada.

Consiste em um ensopado de feijão preto (feijão) cozido com carne de porco, bacon e salsicha, acompanhado de arroz branco, farofa (farinha de mandioca tostada), folhas de couve finamente cortadas (repolho ou acelga) e pedaços de laranja.

Outra opção tradicional são as feiras de comida de rua que oferecem alguns deliciosos bolinhos de bacalhau, os pasteis – que são uma espécie de empanada que pode ser recheada com camarão, queijo ou carne – e outros alimentos similares.

É uma boa maneira de comer rápido e continuar sua jornada turística pela cidade.

Outro ponto gastronômico forte no Rio é o Açaí, a fruta super nutritiva que também é muito rica.

Geralmente você o encontrará processado e congelado, como se fosse um milk-shake, e misturado com cereais e frutas.

Uma delícia.

Seja paciente nos lugares mais turísticos

dicas rio de janeiro: lugares turisticos

Nos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais movimentados, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, tem muitas pessoas tentando tirar uma foto.

Há dias e horários, em alguns pontos turísticos você pegará uma fila gigantesca, como por exemplo, na Pedra do Telégrafo.Portanto, você deve ter um pouquinho de paciência, ou se preferir, prefira fazer a sua visita nos primeiros horários do dia.

Curta a noite carioca

dicas rio de janeiro: noite

À noite, a vida noturna do Rio de Janeiro começa, e a diversão, ritmo e bebidas estão presentes.

Os bairros mais bacanas são Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon, com muitos clubes e bares.

Agora, se o que você quer é aproveitar o berço boêmio carioca, o destino é o Bairro da Lapa. Por mais de 100 anos, essa área concentra o maior número de bares, restaurantes e showrooms.

No bairro, existem atrações para todos os gostos, da MPB ao jazz, com preferência pelo samba e bossa nova.

Boates é o que mais tem, seja hétero, lgbt+ ou ecléticas.

Outra opção é ir aos quiosques localizados no calçadão da zona sul, onde você pode tomar uma bebida e apreciar a brisa do mar ao ritmo da música carioca.

Enfim, a capital carioca é realmente incrível, aproveite bem as nossas dicas do Rio de Janeiro que você terá uma viagem sensacional!

Esperamos que nossas dicas tenha realmente te ajudado.

Salve esse artigo em seu Pinterest, talvez você precise consultá-lo mais tarde… 👇

dicas rio de janeiro pinterest

Boa viagem e até a próxima!

Leia também:
Easysim4u: Como funciona? É bom?
Chip Yes Brasil é bom? Como funciona?

Hicky

Olá, eu sou o Hicky | Carioca, tenho 24 anos e tudo o que eu sempre quis foi o mundo. Sempre vagando pelos cantos do Rio de bike ou a pé mexmo.