Os Principais Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

Sem dúvidas, quando falamos sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro nos surgem centenas de opções, não é mesmo? Esse lugar é realmente uma grande cidade maravilhosa.

Um dos mais importantes centros financeiros, econômicos e culturais do país.

Abrigando uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana, e também uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor.

Neste artigo você vai descobrir a verdadeira cidade maravilhosa e tudo o que ela pode proporcionar a você.

Então, fique conosco e conheça agora os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Trilha do Morro Dois Irmãos

pontos turísticos rio de janeiro: morro dois irmãos

A Trilha do Morro Dois Irmãos está entre os pontos turísticos do Rio de Janeiro mais bonitos, atraindo muitos cariocas diariamente e turistas do mundo inteiro.

Saiba que o Morro Dois Irmãos é considerado um cartão-postal carioca. O percurso da trilha é de nível moderado, pois dura pouco mais de 1 hora.

Para chegar até a trilha, pegue um moto-táxi ou kombi na entrada do Vidigal, e peça para descer no Campo do Vidigal.

Parque Lage

Aos pés do Cristo Redentor, o Parque Lage é o queridinho dos cariocas. Com seus 52 hectares, o parque é cercado de verde, e em sua área central, um belo palacete encanta os visitantes.

O Palácio abriga exposições e uma escola de artes a fim de oferecer cursos e programações culturais.

Além disso, o Parque Lage ainda oferece um café-restaurante, chamado de Plage Café, recomendamos experimentar os hambúrgueres e drinks, que são uma boa pedida.

Pão de Açúcar

pontos turísticos rio de janeiro: pão de açúcar

E aqui temos um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais famosos e desejados, o Pão de Açúcar. Ele fica no bairro da Urca e tem um dos visuais mais encantadores da cidade.

Para chegar até ele, um bondinho nos leva até a primeira estação, que é o Morro da Urca. De lá, pegamos outro bondinho até o morro maior, o tão almejado Pão de Açúcar.

Só por curiosidade, caso você queira, você pode chegar até a primeira estação(Morro da Urca) de graça.

Isso porque existe uma trilha que te leva até lá. A trilha é considerada média, dependendo do seu condicionamento físico você pode terminá-la em menos de 30 minutos.

No entanto, cabe aqui avisar que o caminho pela trilha só te leva até o Morro da Urca(morro menor), e não ao Pão de Açúcar(morro maior).

Dali você pode ver o sol se pondo, que é incrível e depois ainda descer de graça de bondinho, se quiser. Porém, a descida gratuita acontece apenas no fechamento do local.

Enfim, se quiser ir pela trilha até o Morro da Urca, chegando na Praia Vermelha, siga pela esquerda até encontrar o portão da Pista Claudio Coutinho, pois ali se inicia a trilha.

E vale ressaltar que, na lista dos pontos turísticos do Rio, o Pão de Açúcar é um dos preferidos dos turistas.

Jardim Botânico

pontos turísticos rio de janeiro: jardim botanico

O Jardim Botânico é uma grande área verde que encanta não só os locais como turistas e viajantes do mundo inteiro. Aliás, ele é considerado um dos mais ricos e importantes do mundo.

Além de maravilhar os visitantes com sua própria natureza, o local também possui inúmeras atrações, como museus, exposições e eventos. Portanto, vale a pena conferir no site a programação da semana.

E para conhecer o Jardim Botânico por completo, nossa recomendação é reservar no mínimo um turno inteiro do dia. Pois, acredite, o local é bem grande.

Segue abaixo horários e valores de visitação:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Valor
12h às 18h 8h às 18h 8h às 18h 8h às 18h 8h às 18h 8h às 18h 8h às 18h R$15

Copacabana

pontos turísticos rio de janeiro: copacabana

Entre o Leme e o Arpoador, nada menos que o calçadão mais famoso do Brasil, Copacabana. E inegavelmente um dos bairros mais conhecidos do mundo também.

Além da tradicional queima de fogos de ano novo, Copacabana abriga shows nacionais e internacionais, que atrai milhões de turistas.

Para curtir a praia de Copacabana, saiba que o carioca adora a região do Leme, que fica entre os postos 1 e 2. A faixa de areia nessa área é bem mais ampla, e, geralmente, as ondas são mais fortes.

Já o posto 6, colado ao Arpoador, também é bem queridinho. Visto que as águas são bem mais calmas em comparação a todos os outros postos de Copacabana, e a faixa de areia aqui é bem mais estreita. O posto 6 é ideal para famílias e crianças.

E ainda que você não curta praia, não deixe de incluir uma caminhada no calçadão de copa em seu roteiro dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Forte de Copacabana

E já que estamos em Copacabana, que tal fazer uma visitinha ao Forte de Copacabana? Ele fica no fim da praia, juntamente ao posto 6.

Os cariocas o adoram, seja para conhecer a história do Brasil sob a ótica militar (em exposição permanente no Museu Histórico do Exército), seja para tomar um belo café da manhã na Confeitaria Colombo ou simplesmente para apreciar o visual da grandiosa Praia de Copacabana.

Sem sombra de dúvidas, é um passeio único no Rio que você não pode deixar de fazer.

Vista Chinesa

A Vista Chinesa foi construída no início do século XX em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil.

O local possui uma panorâmica espetacular dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como por exemplo o Cristo, Pão de Açúcar e Morro Dois Irmãos.

A Vista Chinesa fica localizada no Setor B do Parque Nacional da Tijuca, com entrada no bairro do Horto e também no Alto da Boa Vista.

E você pode chegar nela tanto de carro quanto por uma trilha em estrada pavimentada de mais ou menos 5km. Infelizmente, não há metrô pela região.

Mirante Dona Marta

pontos turísticos rio de janeiro: mirante dona marta

Considerado um cartão-postal da cidade, o Mirante Dona Marta é muito explorado por turistas e cariocas, muitos consideram que o local tem a vista mais bonita da cidade. O acesso pode ser feito de carro ou por trilha.

Lagoa Rodrigo de Freitas

No coração da zona sul carioca, a Lagoa Rodrigo de Freitas possui 9.5km de contorno e todos os dias cariocas e turistas caminham, correm, fazem piqueniques, praticam esportes e principalmente curtem o fim de tarde na Lagoa.

E este último, é a dica que recomendamos. Já que o pôr do sol na Lagoa é um dos mais bonitos do Rio.

Outra ótima recomendação aqui é alugar uma Bike Itaú e dar uma volta pela Lagoa, é realmente um passeio imperdível para se fazer na cidade.

Trilha da Pedra Bonita

pontos turísticos rio de janeiro: pedra bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais populares da cidade. Com 1.5km de extensão, seu percurso é de nível médio, pouco íngreme e pode ser terminado em até 40 minutos. O trajeto tem um dos visuais mais lindos e procurados.

Do cume, é possível ver a Barra da Tijuca e sua grande orla, a Floresta da Tijuca, o Morro Dois Irmãos, São Conrado, Leblon e Ipanema e um visual deslumbrante da Pedra da Gávea e sua tão famosa cabeça do Imperador.

Apoador + Ipanema

pontos turísticos do rio de janeiro: arpoador

Está procurando por pontos turísticos do Rio de Janeiro que os cariocas adoram? Corra para o Arpoador.

A Praia do Arpoador tem águas calmas e é um dos pontos turísticos mais famosos, inclusive pelo seu pôr do sol, que muitos consideram o mais bonito.

Aos fins de semana, o espaço é bem concorrido, mas a pedra é grande e sempre dá pra encontrar um lugar para apreciar a grande orla do Rio.

Apesar de Copacabana ser a praia mais famosa do mundo, a Praia de Ipanema fica com o título de praia mais badalada da cidade maravilhosa.

No verão carioca, o espaço é super concorrido, principalmente entre os postos 8 à 10.

Museu do Amanhã

pontos turísticos rio de janeiro: museu do amanhã

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, e rapidamente ganhou o título de museu mais moderno da cidade.

Isso porque ele é um ambiente de ideias, explorações e perguntas que tem a finalidade de convidar o público a refletir sobre como queremos viver com o planeta e entre nós.

Sem dúvidas, o Museu do Amanhã já ganhou o coração não só dos cariocas como também dos viajantes e turistas. De fato, todos o adoram.

Mural Etnias

pontos turísticos rio de janeiro: mural etnias

O Mural Etnias foi feito pelo artista Eduardo Kobra e fica na Gamboa. Atualmente, é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais visitados dentre todos da zona portuária.

Surpreendentemente, o painel tem a extensão de 3 mil metros quadrados e representa os 5 continentes. Essa é uma excelente opção para passeios ao ar livre.

Aquario

E para encerrar nosso tour pela zona portuária do Rio, o Aquário Marinho inaugurado recentemente, e mais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos.

O Aquário possui muitas atrações, como por exemplo: Um aquário virtual, estação do plâncton, exposição de conchas e até um museu do surf.

Sambódromo

pontos turísticos do rio de janeiro: sambódromo

Construído na década de 80 e em apenas 120 dias, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí é palco dos maiores desfiles carnavalescos da cidade e pode ser visitado fora do período de Carnaval. Embora seja inesquecível ver um dos desfiles de perto, um momento único. Ah, importante ressaltar que ele não costuma entrar na lista de pontos turísticos do Rio de Janeiro, mas vale super a pena o passeio.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Localizado na Cinelândia, o Theatro Municipal é um dos mais importantes teatros brasileiros. E certamente, um dos mais bonitos também. Por isso, vale a pena fazer um tour guiado.

Santa Teresa

É provável que o bairro de Santa Teresa é um dos mais charmosos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Seus belos casarões antigos e ruas estreitas encantam turistas e cariocas. Além disso, Santa Teresa é um belo centro cultural e possui bons restaurantes.

Os famosos bondinhos de Santa Teresa são um meio de transporte para os moradores e atração da cidade maravilhosa para turistas.

Isso porque o passeio liga o bairro de Santa Teresa ao Centro, e a tarifa é R$20.

Escadaria Selarón

Nosso último ponto em Santa Teresa é a charmosa e colorida Escadaria Selarón, que é um forte ponto turístico do Rio de Janeiro.

Ela possui 215 degraus revestida por azulejos coloridos de inúmeros tamanhos.

O local atrai uma grande aglomeração de turistas. Portanto, é possível que você encontre uma certa fila para fazer sua foto na escadaria.

Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa já serviram como pano de fundo para inúmeros enredos fictícios. Acima disso, os Arcos da Lapa fazem parte da história da cidade.

A Lapa é conhecida por ter uma das noite mais agitada da cidade.

Então, se está de passagem em um fim de semana, não deixe de conhecer a noite carioca da Lapa e explorar uma de suas inúmeras baladas e botecos.

Pedra da Gávea

Considerada a trilha mais desafiadora da capital carioca, todos os dias turistas e cariocas enfrentam a famosa carrasqueira da Pedra da Gávea.

O percurso da trilha pode durar até 3 horas, e a sinalização não é tão amigável, por isso, é recomendado contratar um guia.

Estádio do Maracanã

O Estádio do Maracanã é chamado carinhosamente de “Maraca” pelos brasileiros.

O local fica no bairro Maracanã, que faz parte da Grande Tijuca(bairros que rodeiam a Tijuca) já foi palco de inúmeros momentos inesquecíveis na história do Futebol Brasileiro, como por exemplo o milésimo gol do ex-futebolista brasileiro Pelé.

O Maracanã é um dos maiores estádios do planeta. Logo, é possível fazer um tour guiado para conhecer um pouco melhor o estádio e sua grande história.

Parque Nacional da Tijuca

O Parque da Tijuca é, atualmente, o parque mais visitado do país, com até 2 milhões de visitantes por ano. É uma excelente opção de roteiro alternativo quando falamos de pontos turísticos no Rio de Janeiro, principalmente porque o parque abrange inúmeras trilhas e cachoeiras, vale muito a visita para os mais aventureiros.

Cristo Redentor

pontos turísticos rio de janeiro: cristo redentor

Nas buscas pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro, certamente o Cristo Redentor é uma das suas primeiras opções.

Fazendo parte do Setor B do Parque Nacional da Tijuca, também conhecido como Serra da Carioca, e localizado no alto do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor é uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Além disso, ele é o maior ponto turístico do Rio de Janeiro. Sem sombra de dúvidas, é um lugar indispensável para se visitar na cidade.

Valores de Visitação

Via Inteira (Alta Temp.) Inteira (Baixa Temp.) Idosos Crianças
Trem do Corcovado R$75 R$62 R$24,50 R$49
Van Paineiras R$41 R$28 R$7,50 R$15
Van Barra da Tijuca R$103 R$90 R$69,50 R$77
Van Largo do Machado R$74 R$61 R$40,50 R$48

Via Van Largo do Machado
Horário de embarque: Diariamente, das 8h às 17h.

Via Van Paineiras
Horário de embarque: Diariamente, das 8h às 18h.

Via Van Barra da Tijuca
Horário de embarque: Diariamente, das 8h às 17h.

*A bilheteria do Trem do Corcovado não vende bilhete para o mesmo dia.

Salve esse artigo no seu pinterest, talvez você precise consultá-lo mais tarde..

pontos turisticos rio de janeiro

Leia também: O que fazer em Salvador

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.