Pedra Bonita: Roteiro da trilha, como chegar e muito mais (Guia Completo)

Você já conhece a Pedra Bonita? Ela faz parte dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, uma cidade cheia de atrativos incríveis para todas as idades!

Além de ter cartões-postais por todos os lados, existem inúmeras trilhas espalhadas pela cidade que podem te proporcionar vistas ainda mais deslumbrantes e diferenciadas das que já estamos acostumados.

Uma dessas trilhas é a da Pedra Bonita. Descubra agora tudo o que você precisa saber antes de conhecê-la.

Roteiro da Trilha da Pedra Bonita

O local é conhecido pelos voos de asa delta e parapente. Mas se você ainda não está pronto para voar, mas quer ficar mais perto do céu, a Pedra possui uma trilha fácil e a vista do topo é incrível!

A trilha é considerada leve. É comum ver crianças e pessoas que não costumam fazer trilhas nela.

A caminhada dura em torno de 30-40 minutos, dependendo do seu ritmo. É muito bem sinalizada e por isso não necessita de guia.

São 1257 metros de caminhada, porém não é muito íngreme na maior parte do tempo.

O início da trilha é em mata fechada tornando a caminhada mais prazerosa, mas possui alguns trechos de mata aberta, o que pode deixar a trilha cansativa se for um dia de muito calor.

Assim que você chegar no topo da trilha você vai avistar a Pedra da Gávea e a famosa cabeça do imperador bem na sua frente.

Ao lado esquerdo a vista é para a praia de São Conrado, Corcovado, Morro Dois Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freitas, Rocinha, Vidigal e a zona sul e suas praias.

lado esquerdo pedra bonita
Lado esquerdo da Pedra Bonita

Já do lado direito, você avista a Barra e a floresta da tijuca.

lado direito pedra bonita
Lado direito da Pedra Bonita

Ou seja, qualquer lado que você olhar vai ser incrível!

Onde Fica a Pedra Bonita

A Pedra Bonita faz parte do maciço da Tijuca e fica no bairro de São Conrado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no setor C.

A trilha começa um pouco antes do primeiro estacionamento da estrada da Pedra Bonita, ao lado de uma guarita, onde você deve colocar o seu nome e quantas pessoas tem no seu grupo antes de iniciar a trilha.

Nessa mesma estrada, subindo mais uma ladeira (super íngreme) você chega ao estacionamento da rampa de parapente e asa delta, que é um lugar lindo para ver o pôr-do-sol do Rio de Janeiro e a galera saltando.

Vai que você se empolga e resolve saltar também?

Chegando no topo

fotos pedra bonita

Um ponto positivo da Pedra Bonita é que a área do topo é grande!

Tem espaço para todo mundo e você facilmente consegue uma foto sem ninguém ao redor.

Além da vista incrível, é ótimo para deitar e relaxar! Se você subir para ver o nascer do sol, tirar um cochilinho estirado na pedra é uma delícia.

Já vimos até aulões de zumba e yoga lá em cima!

Por ser bem alto, pode acontecer de chegar lá em cima com muita neblina, o que pode prejudicar 100% a visibilidade.

As nuvens se movem muito rápido, então pode ser passageiro e não atrapalhar por muito tempo a vista.

Porém se forem nuvens de chuva, pode estragar o rolê. Se o tempo estiver mudando ou instável, não recomendamos fazer a trilha.

Como Chegar na Pedra Bonita

como chegar pedra bonita

A estrada da Pedra Bonita tem início na estrada das canoas.

A melhor maneira mais simples de como chegar na Pedra Bonita é de carro particular, pois é uma ladeira bem íngreme e algumas vezes o uber/taxi pode não querer subir.

Se você for de ônibus, você vai precisar subir a ladeira da Estrada da Pedra Bonita a pé, e acredite, ela é pior que a trilha!

Mas não desanime, todo esse esforço vale a pena quando você chegar no topo e ver a vista incrível lá de cima!

Como Chegar na Pedra Bonita de Transporte Público

Confira abaixo como chegar na Pedra Bonita pelo transporte público.

De metrô: para quem sai da Zona Sul ou Centro do Rio de transporte público, o metrô é a melhor opção. Desça na estação São Conrado e de lá você pode chamar um uber ou pegar o ônibus da linha 448 em direção ao Alto da Boa Vista. Salte em frente a estrada que dá acesso à Pedra Bonita.

De ônibus: saindo da zona oeste do Rio você pega um ônibus até o terminal da Alvorada na Barra da Tijuca. No próprio terminal você pega o ônibus da linha 525 (General Osório) e desce na estrada Lagoa-Barra. De lá você pega o 448 em direção ao Alto da Boa Vista e desce em frente a estrada de acesso a Pedra Bonita.

Ou você pode pegar o 301 ou 302 subindo o Alto da Boa Vista, descer no Corpo de Bombeiros, atravessar a rua e também pegar o 448.

Saindo da Zona Sul ou do centro do Rio, você pega qualquer ônibus sentido zona Oeste e desce na passarela de São Conrado. De lá você também pega o 448 (é o único ônibus que faz esse trajeto).

Na dúvida, ou só para ter certeza, peça para o motorista ou trocador te avisarem onde descer ou os melhores ônibus para pegar e onde pegar. Eles são os que sabem melhor os trajetos!

Obs: O ônibus da linha 448 não passa com muita frequência, então já vá preparado para esperar. Se você voltar a noite, dificilmente vai conseguir o ônibus para descer. No estacionamento o celular não costuma ter sinal, então pode ser difícil chamar um uber.

Se quiser conhecer melhor sobre a rota dessas linhas de ônibus para a Pedra Bonita, basta acessar o Vá de ônibus, pois é possível ver todas as rotas do RJ.

Já vi alguns táxis esperando no estacionamento para descer com passageiros. Você pode ter essa sorte, mas não é algo certo, então não conte com isso.

Se programe de acordo com o transporte que você vai usar.

Você também pode combinar um horário com um taxi/uber para te pegar lá em cima, mas faça isso com alguém de confiança para não ficar na mão.

Como Chegar na Pedra Bonita de Carro

Saiba agora como chegar na Pedra Bonita de carro.

De carro: saindo da Zona sul você vai para São Conrado. Você pode fazer esse trajeto atravessando o túnel Zuzu Angel, pela gávea, ou pela orla do Leblon atravessando a avenida Niemeyer, que tem uma vista linda para ao mar.

Chegando em São Conrado se atente as placas que indicam a entrada da estrada das Canoas. Subindo a estrada fique de olhe no lado esquerdo da pista, onde você vai encontrar a entrada da estrada da Pedra Bonita – você vai estar do outro lado da pista.

Saindo da Zona Norte você sobe pelo Alto da Boa Vista em direção a estrada da Pedra Bonita. Você já vai estar do lado da pista que dá entrada a subida para a Pedra, é só ficar atento as placas. Coloque o GPS que não tem erro!

ATENÇÃO: a subida é muito íngreme e em alguns trechos, só passa um carro por vez. É preciso ter bastante atenção na direção e uma certa experiência em ladeiras.

O estacionamento lota, pois é uma trilha fácil e muito famosa no Rio, então chegue cedo para garantir sua vaga! Leve um trocado para pagar o estacionamento, pois pode ser que tenha alguém lá para te cobrar.

Nascer do Sol na Pedra Bonita

Nos últimos anos a Pedra Bonita começou a ser muito procurada para ver o nascer do sol. E de fato, é sensacional!

Se você quiser ver esse espetáculo lá de cima cheque o horário do nascer do sol e chegue pelo menos 1 hora antes, para dar tempo de fazer a trilha com calma e conseguir chegar a tempo do primeiro raio de sol.

Você vai começar a trilha no escuro, então leve lanterna.

Se for noite de lua cheia, a parte de mata aberta da trilha fica iluminada naturalmente e torna o caminho ainda mais especial.

No topo costuma ventar e fazer um friozinho, mesmo no verão, então leve um casaco ou algo para se cobrir para tornar sua experiência prazerosa e não dolorosa.

Teoricamente a trilha fica aberta de 8hrs – 17hrs, e no verão até as 18hrs. Esse é o horário que vai ter alguém na guarita.

Mas a trilha pode ser acessada a qualquer hora do dia, embora fora desse horário não exista controle do parque.

Quando Fazer a Trilha

Tendo em mente que a trilha é muito famosa, tente chegar bem cedo.

Além de conseguir um espaço para estacionar o carro, você sobe com o sol ainda agradável.

Aos finais de semana a trilha fica mais cheia, porque além dos turistas, os cariocas também estarão presentes.

Então se você puder ir durante a semana, certamente estará mais vazio.

As temperaturas no Rio costumam ser altas em dias de sol, então fazer a trilha entre 10hrs-14hrs pode ser muito quente e tornar o trajeto mais cansativo.

Por isso, evite esses horários.

Se você quiser ver o pôr-do-sol lá de cima, que é lindo, vá depois das 15:00. A trilha já vai estar mais vazia e já não estará tão quente para caminhar.

Mas tenha em mente que isso implica em descer no escuro, então leve sua lanterna.

Melhor Época Para ir à Pedra Bonita

Uma coisa muito boa sobre turistar no Rio é que não existe tempo bom e tempo ruim para a maioria dos programas.

O inverno pode ser quente e as chuvas não têm datas muito certas para acontecer.

Para qualquer atividade ao ar livre, cheque a previsão do tempo antes. Isso não significa que vai acontecer exatamente o que você viu na previsão, o tempo no Rio pode ser bem louco, mas te dá uma ideia.

Você pode fazer a trilha da Pedra Bonita em qualquer época do ano. No verão a trilha estará certamente mais movimentada (para não dizer cheia) e será bem mais quente, já que o verão no Rio é na base dos 40 graus.

Nessa estação recomendo subir de madrugada para ver o sol nascer.

Durante o verão, e no início do outono, “as águas de março fechando o verão” podem trazer tempestades no final do dia e o risco de raios.

Não recomendamos fazer nenhuma trilha do Rio com possibilidade de chuva nesse período.

No inverno a temperatura costuma ser mais amena e mesmo que chova, não caem raios. É uma ótima temporada para trilhar.

Rampa de Voo da Pedra Bonita

trilha pedra bonita

A pista de voo fica aberta nos mesmos horários de funcionamento da trilha.

Todo mundo pode acessar, mas a prioridade no estacionamento é para quem vai saltar e para os instrutores, então pode ser que você tenha que estacionar no primeiro estacionamento e subir o ladeirão andando.

A pista tem 520 metros de altura e ficou ainda mais famosa depois do sucesso do filme de animação “Rio” que tem uma cena onde o Blu e a Jewel pegam uma carona em uma asa delta que tinha acabado de sair da rampa.

O local possui duas pistas: a de cima é de onde saem os voos de asa delta. A de baixo é de onde saem os voos de parapente.

Os voos são intercalados e tem uma duração média de 15 minutos.

Os voos aterrizaram na praia do pepino, que é a praia ao lado da de São Conrado.

Para voar você precisa ter mais de 16 anos, e nesse caso, estar acompanhados dos pais.

Quanta custa um voo na Rampa da Pedra Bonita

asa delta pedra bonita

Valores: os preços variam bastante e são negociáveis. Na baixa temporada você consegue pagar entre 300-400 reais em um voo.

Já na alta temporada, esse valor pode chegar aos 500 reais. Mas conforme os anos passam, sempre acontece um reajuste.

Se você já está decidido que vai voar, agende seu voo nos quiosques localizados na praia de São Conrado.

No valor já está incluído o transfer para a pista. Existem várias empresas e profissionais credenciados para o voo.

Escolha o que você sentir mais confiança!

Recomendações Finais

Apesar de a Pedra Bonita ser uma trilha leve, é uma atividade física e é bom estar com sua mochila preparada!

Não leve muita coisa pois você não quer fazer a trilha com peso nas costas, leve o essencial. Aqui vai uma listinha para te ajudar:

  • 1 litro de água
  • 1 sanduíche e alguma fruta (banana é uma boa por conta do potássio)
  • Barrinhas de cereal/granola
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Boné/chapéu

E lembre-se de ir com roupas e tênis confortáveis para fazer uma caminhada.

Na área da rampa de voo e no estacionamento tem umas vendinhas, então se você chegar da trilha com sede ou com fome, você pode comprar algo por lá. Também tem um banheiro pago (3,00).

E outra coisa muito importante: não deixe nada para trás! A vegetação da Pedra Bonita está em processo de recuperação e tem trechos de matas de segunda geração da Mata Atlântica. Tudo que você levar deve voltar com você.

Seja responsável pelo seu lixo e preserve nossas matas!


Salve esse artigo em seu Pinterest, você pode precisar consultá-lo mais tarde…

trilha da pedra bonita

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.