O que fazer em San Francisco: 25 passeios imperdíveis

A gente já sabe que a fama de San Francisco se deve aos seus saborosos restaurantes, não é atoa que alguns dos melhores chefes dos Estados Unidos vivem lá. A cidade é nada menos que a segunda com a maior população de todo o país, perdendo apenas para Nova York.

Foi em 1849 que ela ganhou seu prestígio, com a famosíssima Corrida do Ouro na Califórnia, e desde então foi chamada de “A Casa da Corrida do Ouro”, naquela época, San Francisco havia se tornado a maior cidade da Costa Oeste.

Considerada o centro comercial e financeiro da Califórnia, ela encanta a qualquer viajante com o seu clima, agito, cultura e muito mais. Então, continue acompanhando para descobrir o que fazer em San Francisco.

Ponte Golden Gate

ponte golden gate

A gente nem precisava citar ela, atravessar a Ponte Golden Gate é mais que uma obrigação que esteja no seu roteiro do que fazer em San Francisco. Reconhecida no mundo inteiro e declarada uma das maravilhas modernas, ela fica entre a Baía de San Francisco e o Condado de Marin.

Para se ter uma noção de sua grandeza, na sua inauguração, em 1937, ela era a mais longa e única ponte suspensa criada. Seu material é feito de aço e possui um trajeto de 1,7 milhas, que ficaria em torno de quase 3km de extensão.

São 6 faixas de pistas que trafegam milhões de pessoas todos os anos. Antes de sua construção, existia a Golden State Ferry Company, que era a maior empresa de balsas do mundo, ela quem levava turistas e locais de um lado a outro.

Golden Gate Park

golden gate park
Fonte: Flickr

Não é de se impressionar que o Golden Gate Park recebe mais de 13 milhões de pessoas, ele é um dos lugares mais incríveis de San Francisco. O local, que é bem divertido, é gigante e há muito o que explorar por lá, como estatuetas, parques para crianças, jardins, e inclusive, áreas para fazer piquenique.

É bacana que antes de ir conhecer o Golden Gate, você reserve um tempinho para ver em seu site ou redes socias o que está acontecendo no momento, pois sempre há algum evento ocorrendo pelo parque, qualquer pessoa pode fazer seu evento por lá.

Ocean Beach

ocean beach
Fonte: Flickr

A Ocean Beach é a praia ideal para fazer aquele programa mais reflexivo ou até mesmo fazer caminhadas e corridas, já que ela é uma praia mais vazia e tranquila do que outras. Embora seja a mais popular da cidade, não é costume tomar banho, pois seu mar é muito gelado, mas sim admirar seu lindo visual panorâmico ao longo de seus mais de 5km de areias límpidas.

Outra boa ideia por aqui, que é muito comum, é a prática do surf. É provável que você veja muitos surfistas pegando as ondas da Ocean Beach. Uma vantagem legal é que é uma das únicas praias onde você não terá arranha-céus e prédios gigantes, mas sim belos cenários naturais, a Golden Gate e os sons dos pássaros.

Ponte San Francisco-Oakland

bay bridge
Fonte: Flickr

Você já deve ter ouvido falar dela apenas como Bay Bridge, e embora não seja tão conhecida como a Golden Gate, ela é ainda maior que ela e tão bonita quanto, com seus 7km de extensão, ela faz uma ligação das cidades San Francisco e Oakland, de todos os andares, dois são destinados para o tráfego terrestre.

Todos os dias, mais de 200 mil veículos cruzam a ponte. Uma curiosidade interessante é que a Bay Bridge é a prova de terremotos. Isso mesmo, em casos de emergências de terremotos ela pode ser utilizada para este fim. Ficou curioso para conhecer? Saiba que é possível fazer um trajeto de bicicleta por ela, pelo acesso de pedestres e ciclistas na rota Shellmound Street em Emeryville, do lado da loja IKEA.

Orla de Fisherman’s Wharf

orla fishermans wharf
Fonte: Flickr

É fato que a grande notabilidade do bairro de Fisherman’s Wharf se deu por um motivo: os melhores restaurantes do mundo. Sim, lá você poderá apreciar fabulosos pratos nos restaurantes que ficam na água. Para os amantes de frutos do mar, existem barracas ao ar livre que vendem o carangueijo dungeness e muitos dos restaurantes Gourmet oferecem o peixe mais fresco da época.

Além disso, Fisherman’s Wharf também é um belo centro entretenimento, você pode fazer comprar e levar lembrancinhas para pessoas queridas. Há estacionamentos próximos, mas saiba que não é nada barato, é mais vantajoso chegar ao cais a pé ou de ônibus.

Twin Peaks

twin peaks
Fonte: Flickr

O Twin Peaks é uma daquelas atrações que ninguém pode deixar de fora da lista de o que fazer em San Francisco. O visual paranorâmico, que é lindíssimo, é notavelmente um dos mais famosos e visitados do mundo. De lá é possível ver quase toda a cidade, como a Baía, a Golden Gate, Market Street, etc.

O melhor horário para ver aquele visual todo? Qualquer horário. O Twin Peaks é tão incrível que em todos os horários a visão é fantástica, tanto de dia quanto de noite, e há ainda os que gostam de ver nublado, que também é lindo. Sua altitude possui 280 metros e é o segundo cume mais alto dos Estados Unidos.

Union Square

union square
Fonte: Flickr

Quer ter uma experiência local de verdade? Corra para a Union Square, pois o agito noturno por lá é garantido. O bairro é simplesmente o mais visitado da cidade, sua praça, de mesmo nome, é considerada a mais importante. Também é uma boa para os que gostam de fazer compras em lojas grandes.

Além disso, você verá também inúmeros hotéis sofisticados, galerias de arte e bons cafés para se deliciar. Em sua visita pela Union Square, é possível se deparar com algum evento ao vivo, já que sempre tem algo acontecendo por ali. Vale a pena se perder pelas ruas da praça observando a vida e as edificações.

Ghirardelli Square

ghirardelli square san francisco
Fonte: Flickr

Fundada em 1852 pelo imigrante italiano Domenico Ghirardelli para ser uma fábrica de chocolate, hoje é um dos programas mais imperdíveis em San Francisco. Sim, ela ainda tem muito chocolate, mas agora combinando com muito sorvete, prepare-se para as delícias que estão por vir.

Atualmente é um complexo gastronômico e comercial que conta com diversos restaurantes e lojas, e também uma imensa loja da Ghirardelli oferecendo chocolates, sorvetes e cookies. Por que vale conhecer? Porque a Ghirardelli, desde sua fundação, continua sendo a chocolateria mais tradicional da cidade, para quem gosta, é um prato cheio!

Ilha/Prisão de Alcatraz

ilha alcatraz
Fonte: Flickr

Atualmente, a Ilha de Alcatraz é apenas um ponto turístico que atrai muitos viajantes todos os anos para explorá-la. Mas entre 1933 e 1963 ela foi uma prisão federal, isso mesmo. Dizem que os prisioneiros que eram mais “malvados” e traziam grandes problemas em outras prisões do país eram levados para lá.

Alguns nomes mais populares que já passaram por aqui foram Al Capone e Robert Franklin Stroud. Caso queira uma visita guiada, ela fica a apenas 2,4km da costa de San Francisco. Só por curiosidade, ela foi criada inicialmente para ser uma fortificação militar e também uma prisão militar.

Angel Island

ilha angel san francisco
Fonte: Flickr

A Baía de San Francisco resguarda uma das belezas mais exuberantes do mundo, a Ilha Angel(Angel Island). Há pessoas vivendo nela, cerca de 60, mas felizmente é um passeio público. Sua única opção de chegar na Ilha é via barco pela empresa Blue and Gold Fleet em San Francisco, em menos de 30 minutos se chega nela.

Será necessário um desembolso de uma taxa de mais ou menos R$45 reais por bilhete, para voltar é o mesmo valor, ficando quase R$100. Onde adquirir o bilhete? No Ferry Building, virando à direita da porta principal de entrada. Vale a pena o passeio, considerando os visuais incríveis que teremos durante o percurso, também há café e bar na balsa.

Cable Car de San Francisco

cable car san francisco
Fonte: Flickr

Hoje restam apenas 3 linhas operando no Sistema de teleférico de San Francisco, no passado já foram 23. Por que vale a pena conhecê-lo? Porque ele é o único teleférico do mundo operado de forma manual. Ele teve sua inauguração em 1873, e com o seu sucesso, novas linhas vinham sendo adicionadas, até começarem a surgir os bondes elétricos.

O legal é que as linhas dele fazem uma conexão entre o principal ponto comercial da cidade, que é a Union Square, com um dos principais pontos turísticos, que é o Fisherman’s Wharf, dessa forma você pode fazer um tour completo pela cidade.

Exploratorium

exploratorium
Fonte: Flickr

Até mesmo os que não gostam de museus vão gostar desse aqui. Isso porque o Exploratorium mexe com a cabeça de qualquer pessoa, tanto crianças como adultos. Com mais de 600 atrações divertidas, o museu ainda conta com painéis fotovoltáicos, produzindo mais energia do que a consumida.

Combinando conhecimento com entretenimento em experiências bem interativas, no Exploratorium é possível descobrir sobre a vida dos insetos, brincar com cores em movimento, girar numa cadeira onde é controlada por uma única roda de bicicleta e até mesmo tomar água de uma privada, você teria essa coragem?

Museu de Arte Moderna

museu de arte moderna de san francisco
Fonte: Flickr

É verdade que toda cidade tem um, mas se quer um motivo para visitar este, saiba que ele é o segundo mais importante do país, perdendo apenas para o MOMA, de Nova York. Lá você poderá apreciar obras contemporâneas e modernas, dentre fotografias, esculturas e pinturas. Outro motivo para visitar é o seu exterior, que possui uma edificação brilhante parecida com uma caixa grandiosa de tijolos, traçado pelo arquiteto Mario Botta.

Quanto as obras, as mais importante se encontram no 2º andar do museu, dentre elas podemos destacar artistas como: Picasso, Miró, Dali e Matisse. Visite também a loja de lembranças, que contém objetos bem peculiares e legais. O museu só abre de quinta à terça, das 10h às 17h.

Palácio de Belas Artes

palacio de belas artes de san francisco
Fonte: Flickr

Misturando arte com tranquilidade, o Palácio de Belas Artes é daqueles lugares que a gente chega e não para de tirar foto, de tanta beleza que ele possui. Sua belíssima estrutura foi criada em 1915 e desde então costuma encher os olhos dos locais e turistas, que tamém contemplam seus jardins e lago.

Ele fica no condado de Marina, há aproximadamente 3km de Fisherman’s Wharf, e é uma área considerada segura. Sua passagem pelo local pode durar 1 hora, dependendo do tipo de viajante que você é, pois ele não é tão grande, mas vale a pena conhecê-lo de dia e de noite também.

Museu da Família Disney

museu da familia disney
Fonte: Flickr

Criado por Diane Disney Miller, filha mais velha de Walt, em 2009, o Museu da Família Disney conta todo o percurso de Walt Disney, desde 1901(nascimento) a 1966(sua morte). Sua missão é bem clara: “informar gerações presentes e futuras sobre o homem e, através de sua história, para inspirá-los a seguir sua imaginação e insistir na busca de seus objetivos“.

Ela fica dentro do grandioso Parque Presidio, mas para entrar é cobrado uma taxa de 25 dólares por adulto, tendo descontos para idosos, crianças e adolescentes. Eles ainda contam com a Museum Store, onde é possível comprar produtos únicos originais, inclusive as primeiras versões do Mickey.

Museu de Arte Asiática

museu de arte asiatica
Fonte: Flickr

Avery Brundage doou uma bela quantia para San Francisco criar o Museu de Arte Asiática, e hoje, ele é o museu que abrange uma das mais completas e maiores coleções de artes da Ásia. São mais de 18 mil peças, um fato curioso é que algumas dessas peças são datadas de mais de 6.000 anos.

Avery era um colecionador de arte milionário, e suas peças se baseiam nos principais países do continente asiático, muitas exposições itinerantes também são atraídas pelo museu. Se você preferir um atendimento diferenciado, há guias voluntários para isso, mas o museu já oferece audioguias de forma gratuita para todos.

Monumento Nacional Muir Woods

monumento muir woods
Fonte: Flickr

E agora estamos falando de um dos parques nacionais mais reconhecidos do norte da Califórnia, sua importância é tão grande que em 1908 ele foi denominado Monumento Nacional. Ele fica no distrito de Marin, a 12km da Ponte Golden Gate. Sua natureza verde de 295 hectares é super agradável.

Há algumas trilhas populares que pode fazer, como o Caminho Dispea e a Rota da Ocean View. Mas não é qualquer viajante que chega lá, seu trajeto só pode ser feito via carro, pois não há transporte público, embora haja excursões vendidas por agências.

Parque Presídio de San Francisco

presidio san francisco
Fonte: Flickr

Atualmente, o Parque Presídio é uma belíssima região de aproximadamente 5.800 hectares que conta com muita história e lindas paisagens. Ele é muito grande, sendo assim, recomendamos começar o seu passeio pela Avenida Lincoln Blvd, que é a principal do parque e tem acesso pelo Centro de Visitantes, onde você poderá conhecer a fundo toda a história do Presídio, que antes já foi a base militar que teve o seu maior tempo de operação no país.

O que mais conhecer: a sede da LucasFilm, em seu entorno há uma área com lago e flores que é uma delícia para relaxar, o museu da família Walt Disney, o cemitério Nacional, a praça da Ponte Golden Gate, obras do Andy Goldsworthy e uma boa trilha em frente ao pacífico também são suas opções, realmente há muito o que fazer em San Francisco.

Aquarium of the Bay

aquarium of the bay
Fonte: Flickr

Que tal apreciar de pertinho animais marinhos locais como água-viva, lontras e tubarões? Você pode fazer isso no Aquarium of the Bay (Aquário da Baía), além de aprender muito sobre os ecossistemas que estruturam a Baía.

Os túneis de vidro que percorrem pelo local abrangem mais de 20.000 animais aquáticos, como centenas de estrelas do mar, arraias e até polvos-gigantes. Saiba que é possível até acariciar tubarões e arraias, a experiência é inesquecível.

Ferry Building

ferry building san francisco
Fonte: Flickr

O Ferry Building é um terminal gastronômico e comercial fundado em 1898, seu nome se deve a sua origem, que era usado como casa de balsa para quem chegasse do leste. Perca-se entre suas muitas lojas conhecendo desde queijos artesanais a peixes frescos saídos diretamente da Baía.

Outro destaque super interessante são os hambúrgueres da loja “Gotts Roadside Burgers”. Além disso, é possível comprar lembrancinhas, flores e utensílios de decoração para casa. O mercado é um lugares dessa região que são mais visitadas dentre visitantes turistas e locais também.

Coit Tower

coit tower
Fonte: Flickr

Localizada no topo do Telegraph Hill desde 1933, a Coit Tower oferece um mirante 360 graus de San Francisco e sua Baía de cair o queixo de qualquer viajante. Seu nome é uma homenagem a Lillie Hitchcock Coit, que era uma milionária, quando faleceu, fez questão de deixar uma boa quantia para a realização de algo que fosse bonito para a cidade.

Sua visita pode ser tanto por uma trilha de escadas pela Rua Sansome, e cabe aqui informar que é uma boa subida viu, para quem gosta, é realmente incrível. Ou também pode ser por elevador, pagando uma pequena taxa na bilheteria.

Chinatown

chinatown
Fonte: Flickr

Se ainda não sabe o que fazer em San Francisco e aprecia uma boa e autêntica gastronomia chinesa, vá para a Chinatown, ela fica entre as ruas Grant e Bush, e saiba que essa é bem grande, é a maior de toda a América do Norte fora da Ásia. Sua comunidade possui 2 hospitais e muitos parques, inclusive, seus parques possuem mais visitantes do que a própria Ponte Golden Gate.

Na rua Stockton possui muitos mercados de alimentação, é legal observar o cotidiano por ali. Conheça também o Centro Cultural Chinês, onde há exposições de obras de artes e uma loja de artesanato. Durante o dia todas as lojas estão abertas em Chinatown, por isso, recomendamos conhecê-la na parte do dia.

Japanese Tea Garden

japanese tea garden
Fonte: Flickr

Fundado apenas para uma exposição em 1894, seus proprietários acabaram entrando em um acordo para a permanência do local. O Japanese Tea Garden é, hoje, o jardim público japonês mais antigo do país, na época ele não era tão grande, mas foi expandido para 5 hetares.

Locais e turistas costumam visitar o jardim diariamente para apreciar suas pedras, pontes em forma de arco e plantas nativas japonesas. Além disso, também há uma loja onde pode ser comprado presentes, jogos de chás, tigelas, muitas variedades de chás e diversos itens japoneses autênticos.

Yerba Buena Gardens

yerba buena garden
Fonte: Flickr

Os jardins de Yerba Buena talvez sejam uma das melhores zonas para descansar e relaxar. O parque já foi eleito um dos 30 melhores parques urbanos do país. Localizado no coração de San Francisco, lá você pode encontrar bons cafés, museus interessantes como o de Arte Moderna e o de Arte Contemporânea, além de ótimos restaurantes.

A época da sua viagem influencia muito nos jardins, pois pode que ser que esteja acontecendo algum evento no local. Mas é um ótimo programa de o que fazer em San Francisco sozinho ou com amigos, familiares e crianças. Ele fica na Mission Street, entre as ruas 3º e 4º do distrito SOMA.

Estádio AT&T Park

estadio at&t park
Fonte: Flickr

E para encerrar, se você é um fanático por esportes, certamente conhece ou já ouviu falar sobre os Giants, o maior time de Baseball de San Francisco. Logo na porta do estádio, pode-se ver uma grande estatueta de Willie Mays, que é considerado o jogador mais importante do clube.

Além da sua visita pela parte externa do local, que é simplesmente fabuloso de se ver, vale a pena fazer o tour completo, que dura no máximo 1h30. Desse modo é possível conhecer todo o interior, até mesmo os camarotes e o museu dos Giants.


Essa cidade é realmente fantástica e há muito o que fazer por lá, caso tenha gostado do nosso artigo sobre San Francisco salve em seu Pinterest, talvez você precise consultá-lo mais tarde.

o que fazer em san francisco

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.