O que fazer em Recife: as melhores atrações

O que fazer em Recife? Normalmente muitos brasileiros acabam não dando a devida importância para a cultura local e buscam, no exterior, encontrar culturas ótimas que julgam jamais haver igual no Brasil.

Equivocadamente as pessoas perdem oportunidades maravilhosas, como é o caso de Recife, e acabam não usufruindo de toda a beleza que o solo brasileiro pode oferecer.

Então, fique conosco que neste artigo vamos te mostrar que há muito o que fazer em Recife.

Conhecer Recife é se encantar com a cultura e até se orgulhar, mais ainda, de ser brasileiro.

Aproveite a viagem e veja um Brasil muito desconhecido pela maioria dos nativos, embora muito valorizada pelos turistas.

Então, conheça agora e saiba o que você pode fazer e conhecer em Recife.

O que fazer em Recife

Boa Viagem

o que fazer em recife: praia boa viagem

Para começar nossa lista do que fazer em Recife, Boa Viagem é um local histórico, nobre e o centro do turismo em Recife, seja pelos museus, bairros históricos, famosa Feira da Boa Viagem, Praça de Boa Viagem etc. Contudo, o cartão postal de turistas é a praia, de águas claras e calmas.

É um local muito populoso da Zona Sul da cidade. Algo característico é o fato do local possuir uma posição muito próxima ao OceanoAtlântico, juntamente com a Praia da Boa Viagem. Sua Avenida Principal, Avenida Boa Viagem, corta o bairro, sendo localizada a beira-mar.

Alertas

  1. As correntezas do mar, quando a maré está muito alta, são perigosas devido a aparecimento de tubarões. Aproveite o mar apenas em maré baixa, é o mais recomendável. Não vá a mar aberto e nem passe dos limites denominados. “Perigo, tubarões”, deve ser estreitamente respeitado.
  2. A região do Pina costuma ser perigosa, busque evitá-la.

A praia costuma ser sempre um ótimo ambiente para reunir amigos, família, realizar encontros, conhecer novas pessoas, praticar esportes ao ar livre, como voley, futebol de areia e etc.. É sempre uma ótima opção em qualquer viagem.

Relaxar, tomando uma boa água de coco e estar em frente ao horizonte da praia de Boa Viagem é fantástico. Você aproveitará para estar com cadeiras e guarda-sol de graça, apenas pagando pelo consumo que fizer.

Instituto Ricardo Brennand

Instituto Ricardo Brennand

Outro local muito popular, já pelo lado mais cultural de Recife, é o Instituto Ricardo Brennand, também conhecido como Castelo de Brennand. O Instituto é considerado como um dos principais Museus da América do Sul e fica próximo à Universidade Federal de Pernambuco.

Ao todo são 3 prédios que compõem o Museu: Galeria (onde fica a exposição de pinturas, artes sacras e esculturas), Pinacoteca (voltada mais para as pinturas em si) e o Museu de Armas (onde fica a jóia da Coroa e é o maior Museu de Armas da América Latina). É excelente para levar crianças. A recepção possui um corredor de palmeiras super agradável.

A Construção é de um castelo. Aqui você encontrará um ótimo local, rico em obras de artes, com bonecos de cera e uma ótima decoração interna e externa, com muito verde em um ambiente limpo.

O Instituto costuma trazer cultura de várias épocas, seja em pinturas, esculturas ou documentos, históricos e contemporâneos. Há uma exposição de armas brancas muito interessante, além do acervo medieval. Aliás, são tantos os objetos, que há salas lotadíssimas deles! Uma Exposição holandesa também se encontrará no Museu.

Dica: Como o tempo de exposição do Museu é restrito e há uma variedade muito grande de obras, busque passar todo o tempo disponível: que é das 13h às 17h.

Restaurante

O restaurante do local também é uma excelência da região. Visto que você pode aproveitar para comer lá antes ou depois de conhecer o Museu. Isso porque no próprio Museu não há restaurante, apenas uma opção de lanchonete.

Praça do Marco Zero

o que fazer em recife: praça do marco zero

A Praça do Marco Zero é a praça mais importante e tradicional de Recife, um dos centros de encontro e pontos de partida de muitos turistas, considerada o coração da cidade. É uma praça aberta com piso colorido e recebe inúmeros eventos culturais. Sempre, no último domingo do mês, ocorre uma feira com atrações musicais, folclore e músicas para crianças.

Você pode aproveitar os bares que tem na região e desfrutar da beleza que encontra-se na região, aos arredores da praça, pois é excelente para fotos.

O artesanato do local é bom e você pode aproveitar para comprar lembrancinhas em sua viagem.

Um guia pode ser muito útil para te ensinar sobre a história do local. É muito recomendável, pois se não você verá apenas mais uma praça como outra qualquer.

Cais do Sertão

cais do sertão

Cais do Sertão é o nome de um Museu interativo sobre o Sertão, interior nordestino, e o músico Luiz Gonzaga. Sua localização permite uma ótima vista do Oceano.

O acervo conta com muita diversidade sobre a cultura do nordeste brasileiro, onde o estilo é fortemente sertanejo, no velho e tradicional.

É um local muito interessante, já que você poderá ver a representação do famoso Rio São Francisco ao chão do Museu, através de um espelho de água que percorre por toda a parte térrea.

É difícil conhecê-lo exclusivamente em um único dia e, apesar de ser novo e interativo, muito dos equipamentos encontram-se com defeitos. Mesmo assim, vale a pena!

A ambientação e todos os detalhes são voltados para deixar a experiência cada vez mais real, fazendo com que você se sinta como alguém do sertão, desfrutando todo o passado histórico do local.

Mirabilandia

mirabilandia

Mirabilandia é um conjunto famoso de 3 parques de diversões de Recife: (Universal Park, Golden Park e American Park). Fica entre Recife e Olinda, mais ao nordeste de Pernambuco. Talvez o melhor Parque de Diversões localizado no Nordeste.

Mesmo com uma temática mais voltado para assustar, ou seja, terror, é um local para descontrair e se divertir bastante. Pois tem atrações para todas as idades, adultos, jovens e, principalmente, crianças pois há uma brincadeira especial, chamada Splash, que costuma atraí-las. Há uma pequena fazenda muito interessante também.

O parque é mais ideal para se despedir da viagem, pois você se deparará com muita coisa boa pela jornada.

Parque da Jaqueira

o que fazer em recife: parque da jaqueira

O Parque da Jaqueira é uma área de lazer da cidade de Recife. É considerado o segundo maior da cidade. Possui diversas várias atrações esportivas no local, espaço para cooper, espaço para eventos, áreas verdejantes para relaxar em meio a natureza e uma pequena Igreja.

Devido ao seu tamanho, é ótimo para fazer exercícios, estar em família, fazer piquenique, e aproveitar a vegetação de Recife. A área é muito bem cuidada, apesar dos visitantes não colaborarem tanto e sempre deixarem sujeira. E o local costuma ser mais seguro em comparação a outro parques. Além disso, há uma excelente livraria ao redor. Sem contar que o ar é puríssimo e as pessoas são de muito bom humor!

Paço do Frevo

Paço do Frevo é um Museu e espaço cultural em Recife dedicado à cultura do Frevo. Foi fundado em parceria entre a Prefeitura do Recife, o Governo Federal, IPHAN e a Fundação Roberto Marinho.

A estrutura é, sem dúvidas, muito bonita e bem organizada. Conta toda a história do Frevo, música tão importante para Pernambuco, e tem ótimas monitoras e monitores que auxiliam na apresentação do local. O valor da entrada é simbólico.

Dica: Se você quiser, pode pedir uma amostra de aula sobre Frevo. Alguns turistas conseguem, outros não. Dependerá de como estará o dia. De todo modo, vale a pena conferir a disponibilidade.

Jardim Botânico do Recife

Jardim Botânico do Recife

O Jardim Botânico é sempre muito bem visto pelos turistas quando falamos sobre o que fazer em Recife.

Seja no sul (Jardim Botânico do Paraná), seja no norte, Jardins Botânicos sempre são atrações muito especiais! Todo o prestígio é pelo de haver possibilidade de passear em família, ao ar puro, com muita descontração e beleza. É provável que é um lugar muito romântico também!

O local é de fácil acesso e os guias não podem acompanhar o tempo todo, devido a quantidade de pessoas que precisam do serviço.

Biodiversidade, trilhas, exposições, jardim sensorial… Você vai encontrar de tudo em um clima super agradável!

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas

o que fazer em recife: museu da cidade

O Museu da Cidade do Recife, fundado em 1982, em Forte de São Tiago das Cinco Pontas, é um dos museus mais importantes da cidade. Faz parte da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife.

Você encontrará um amplo acervo com documentos iconográficos sobre a história cultural e urbana de Recife. Ao todo, são mais de 250 mil imagens, a 2.560 títulos, entre livros e revistas, 1898 peças digitalizadas.

Incluindo mapas, plantas e projetos de arquitetura, 146 azulejos dos séculos XVII ao XIX. Há também duas imagens de Santos que são da Igreja dos Martírios.

Ter um olhar sobre a história do local, desde o domínio dos holandeses e a colonização portuguesa, e passar sobre toda a história até os dias atuais, é realmente fantástico!

Curiosidade: O nome Forte vem em relação ao local ter sido o abrigo dos holandeses, que não viveram muito tempo por lá.

Vale ressaltar que o local é um pouco escondido. Mas é um local muito climatizado, bem conservado e com ótimos guias e funcionários muito simpáticos, além da loja única de souveniers, que irão proporcionar uma ótima experiência para a sua viagem!

Parque Histórico Nacional dos Guararapes

Parque Histórico Nacional dos Guararapes

O Parque Histórico Nacional dos Guararapes é um parque único, travado sobre a Guerra dos Guararapes, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes. O local não está muito bem preservado mas costuma dar uma ótima vista da cidade e da Praia da Piedade. É um local bem tranquilo, bela natureza!

A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres é histórica – construída no Séc. XVIII – , possui um ar que acalma qualquer visitante. Nesta Igreja Barroca ficam os restos mortais de dois heróis de guerra: André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira. Brincadeiras à parte, casar-se lá é uma grande batalha. Isso porque há muitas filas de espera devido a importância e beleza do lugar.

O local passa por recuperações e reformas, mas não deixa de ser uma grande atração em Recife.

Curiosidade: O local foi muito importante para a expulsão dos holandeses pelo povo brasileiro. Além disso, foi o ponto início do Exército Brasileiro.

Atenção: Você precisa de um visto do Exército Brasileiro para poder andar pelo local. Você tira-o na hora. Este é um dos motivos de não ser muito visitado, mas não custa tentar, visto a importância do local para o Brasil. Sem contar que o mirante proporciona um vista incrível.

Pátio de São Pedro

o que fazer em recife: patio de sao pedro

O Pátio de São Pedro, localizado no Centro da Cidade, é um excelente local histórico de Recife, atraindo muitos turistas, principalmente, nos dias em que há festas – como Natal, carnaval, São João e etc. – onde costuma ser muito visitado.

As festas torna o local mais animado. Caso você vá em um dia que não seja festeiro, o ideal seria usar o local para descanso. Pois o Pátio em si não tem tantas atrações mas pode ser usado como um ponto de encontro. A Igreja de São Pedro dos Clérigos é muito bonita – de arte sacra impecável – e seus arredores são repletos de restaurantes e lojas.

As casas coloridas ao redor são muito bem conservadas, com chão de pedras muito interessante, e possuem um caráter histórico-cultural, dando uma experiência de volta no tempo.

Infelizmente não há tantos guias no local, como antigamente, mas mesmo assim vale muito a pena dar uma passada por lá. Os guias ainda ativos costumam dar uma aula sobre o Pátio!

A recomendação é sempre a mesma dos outros lugares, evite ir de noite. Mesmo durante o dia, busque não ficar muito tempo ocioso.

Parque Santana

parque santana

E para concluir nosso tour sobre o que fazer em Recife, um dos principais parques públicos de Recife, localizado mais ao norte da cidade, com pista de corrida, ciclovia, espaço para caminhada e ampla quadra para diversas práticas esportivas (como futebol, basquete, tênis, pista de skate, bicicross). A área possui mais de 45% de natureza e é ideal para qualquer pessoa que busca um local mais saudável.

Além disso, o local possui dois parques voltado para crianças. Nem por isso, o parque atrai pessoas de todas as idades.

De forma geral, é ótimo para quem deseja realizar atividades ao ar livre. O parque fica às margens do Rio Capibaribe. É possível também que você leve seu pet e passeie ou dê alguns cuidados para ele nos petshops.

Dicas

  • Não há muitas opções para comer, é bom que se tenha sempre lanches consigo.
  • Fins de semana costuma ser perigoso. Tome cuidado. Mesmo com posto policial o local oferece riscos de segurança.
  • De noite o local costuma ser mal iluminado – à partir das 17h30 – , então aproveite-o à luz do dia.
  • De vez em quando acontece festivais de música. Consulte a programação no dia e fique atento para poder encontrar alguma que agrade você e sua família.

>> Confira Pacotes de Viagem Econômicos <<

Conclusão

Sem sombra de dúvidas é uma capital encantadora, pois há muito o que fazer em Recife.

Se for à cidade, não deixe de conhecer estes pontos turísticos que citamos aqui. E aqui você pode encontrar todos os passeios e tours que a capital de Pernambuco pode te oferecer.

Desejamos uma ótima viagem para você e até a próxima!

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.