Estocolmo: Tudo o que você precisa saber sobre a capital da Suécia

Você sabe o que fazer em Estocolmo? Sem dúvidas, a Suécia é um lugar muito rico em cultura, principalmente no que diz a sua história e na história de seu povo nórdico.

A Capital, Estocolmo, é o maior centro do país.

Lá você encontrará muitos museus e belezas naturais. Localizado na costa sudeste da Suécia, o centro de Estocolmo é composto por 14 ilhas.

E o que liga essas ilhas são 53 pontes, cada uma com seu tamanho diferente.

Sem mais delongas, é provável que estamos falando de uma cidade fantástica, então, saiba agora o que fazer em Estocolmo.

Algumas informações de Estocolmo:
População: 1.728.200
Fuso horário: GMT 02:00 (+4 horas do horário de Brasília)
Moeda: Coroa sueca (SEK)
Idioma oficial: Sueco
Site: http://www.visitstockholm.com/en/

Conheça Estocolmo em um passe

Antes de tudo, você precisa saber que Estocolmo é uma cidade muito grande, portanto, é uma cidade que possui inúmeras atrações.

Pensando nisso, foi criado o Stockholm Pass, que é um passe que você adquire e possui muitos direitos, como entradas em museus e tours.

Ele funciona como um cartão de turismo, com ele, você pode explorar tudo o que Estocolmo tem a oferecer.

Confira abaixo algumas dessas vantagens:

  • Entrada gratuita para mais de 60 atrações da cidade
  • Viagens gratuitas em ônibus e barcos turísticos
  • Ônibus e barco hop-on hop-off na cidade de Estocolmo, ilhas e canais
  • Guia de viagem

Assim, com esse passe, você não precisa adquirir o bilhete de transporte.

Passes para adultos abrangem qualquer idade acima de 16 anos. E passes infantis são válidos dos 6 aos 15 anos.

Mas cabe aqui avisar: cada portador do passe infantil deve estar acompanhado por um portador do passe adulto em todos os momentos.

E por fim, as viagens nos ônibus e barcos hop-on hop-off são ilimitadas, mas o passe é válido somente uma vez em cada uma das atrações.

O que fazer em Estocolmo

Palácio de Estocolmo

estocolmo: Palácio de Estocolmo
Em primeiro lugar, com fachada em barroco italiano, o Palácio Real de Estocolmo encanta a quem passa por ele.

Primeiramente, o Palácio de Estocolmo, em estilo barroco, era a residência oficial da Família Real e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia. Ele fica localizado na Ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan, ao lado do Riksdag, o parlamento da Suécia (no centro histórico da cidade). Embora não seja real, o Rei costuma usá-lo eventualmente.

>> Confira todos os passeios e tours em Estocolmo

É um dos lugares mais interessantes para se conhecer em Estocolmo. Visto que você encontrará muita beleza em joias, arquitetura – principalmente o salão nobre, rico em obras – , utensílios finos, embora ele não esteja todo decorado. Ainda assim, sua particularidade em mármore sueco faz do lugar especial.

No subsolo há uma coleção de coroas e a roupa usada para coroações. E você também encontra um Museu de antiguidades no Palácio, além da Capela Real.

Algumas dicas:

  • O Palácio é enorme! Como há muitas escadas para subir, o recomendável seria que você fosse direto para o topo e, de lá, fosse descendo de andar por andar para apreciar cada detalhe. Pois é necessário reservar tempo para conhecer a maravilha que é esse lugar!
  • Adolescentes tem direito a desconto.
  • Não se esqueça do guia. Pois sem ele é muito provável que você se sinta um pouco deslocado sem saber exatamente o que significa cada objeto e cada sala.
  • Aproveite todo o conjunto, os arredores do Palácio também são incríveis!

Praça Stortorget

estocolmo: Prédios da Praça Stortorget
O grande point dos viajantes e turistas é a Praça Stortorget, portanto, não deixe de conhecê-la.

A Grande Praça Stortorget fica em Gamla Stan, que, aliás, é um grande centro histórico de Estocolmo. Sem sombra de dúvidas, a Stortorget encanta com seus prédios coloridos, que são bem charmosos. Só por curiosidade, esta é a praça mais antiga de toda a cidade.

A vida na Idade Média acontecia em Stortorget, com o comércio que se valia em troca e venda de produtos. Os charmosos prédios coloridos, que rodeiam a praça, são do século XVI, isso porque, antes disso, houve um grande incêndio na praça.

Provavelmente você irá notar que grande parte dos viajantes e turistas se acumulam por ali, sim, é um point de grande interesse da maioria das pessoas visitam Estocolmo. Pois, de fato, é um lugar belíssimo para suas fotos, aproveite.

Museu Nobel

estocolmo: Pessoas em frente ao Museu Nobel
É provável que esta é coisa indispensável: conhecer as grandes histórias por trás do Prêmio Nobel.

Em seguida, fundado em 2001, o grandioso Museu Nobel é consagrado a nada menos que o tão almejado Prêmio Nobel. Com o intuito de mostrar a história e curiosidades do prêmio, o museu é, certamente, uma bela atração. Pois, durante sua visita, você terá a oportunidade de conhecer também a história de seu criador: Alfred Nobel.

Além disso, você vai descobrir muitas curiosidades bem interessantes sobre o Prêmio Nobel. Uma delas é que as nomeações do prêmio são secretas e somente são reveladas após 50 anos de seu recebimento. Inclusive, em uma dessas aberturas depois de 50 anos, pasmem, uma nomeação para Adolf Hitler foi encontrada.

E para concluir, o Museu Nobel fica aberto das 9h às 20h e está localizado na Praça Storget. As visitas são guiadas no idioma inglês, mas felizmente, há audio-guias em português e elas acontecem diariamente. E por fim, você pode descer na estação Gamla Stan e fazer uma caminhada de 10 minutos para chegar até ele.

Gamla stan

estocolmo: Bairro histórico de Gamla Stan
E como toda cidade cultural tem seu bairro histórico, não deixe de conhecer Gamla Stan em Estocolmo.

Gamla Stan é um bairro histórico em Estocolmo, conhecida como A Cidade Velha (tradução de Gamla Stan), localizada no centro histórico da capital da Suécia, construída sobre a Ilha de Stadsholmen.

É possível conhecer a cultura da cidade apenas visitando esse lugar. Certamente você ouvirá contos suecos surpreendentes em um simples passeio. Dessa forma, o guia será fundamental. A história, muito rica, será também apresentada, como, por exemplo, a de Birger Jarl, o fundador da cidade de Estocolmo em 1250.

Um Tour completo! Um passeio pela Cidade Velha te leva até o Palácio Real e o Museu Vasa, em Djurgarden (arquipélago de Estocolmo). Para ir ao Museu Vasa você irá locomover-se por meio de balsas, o que faz da viagem mais fantástica ainda.

Veja a rica beleza de um navio quase intacto que afundou em Estocolmo em 1628 em sua viagem inaugural. O estilo gótico da Gamla Stan é uma viagem no tempo que você faz em 2 horas de turismo.

Detalhe importante: Só é possível realizar tal viagem pelos arquipélagos com um número mínimo de turistas. Então, fique atento e busque se informar melhor caso não haja disponibilidade no dia em que se deseje ir. O ideal seria pedir para que marque em um dia mais viável de turistas acompanhantes.

Igreja Alemã de Estocolmo

Em estilo barroco, a grande construção que temos hoje, no passado, foi sede da ordem luterana de Santa Gertrudes por alemães. O local também é divulgado como Igreja de Santa Gertrudes, e devido às origens, ainda acontecem missas em alemão em todos os domingos, às 11h.

A Igreja está localizada em Gamla Stan, por isso, já que certamente irá passar no local, não deixe de visitá-la. Afinal, é um local de grande importância cultural.

Vasamuseum – Museu do Vasa

estocolmo: Navio Vasa em exposição no Museu Vasa
Certamente este é um museu para ficar boquiaberto, por isso, não deixe de inseri-lo em seu roteiro.

O Museu do Vasa, que é acessado via balsa através da Velha Cidade, possui esse nome devido ao navio histórico em exposição chamado Vasa, erguido do fundo do mar, que está no local desde 1628. O navio continua muito bem conservado mesmo após a sua inundação. Não só o navio, bem como os objetos, em geral, reproduzem um ótimo espetáculo estético do lugar.

Além do mais, você encontrará um grande auditório onde se passará um filme cultural e histórico, disponível em português (com prévio pedido junto a administração do Museu). Sem dúvidas, brasileiros normalmente gostam muito do restaurante do Museu, portanto, vale a pena conhecê-lo.

Skansen

estocolmo: Museu Skansen a céu aberto
Além de tudo isso, Estocolmo também encanta seus visitantes com um fabuloso museu a céu aberto.

Skansen é o nome do Museu à céu aberto em Estocolmo, que inclui também um jardim zoológico, localizado na Ilha de Djurgården. Sua fundação data-se em 1891, por Artur Hazlius, e tinha um objetivo especial de mostrar o modo de vida da Suécia durante os últimos séculos.

É um Museu muito bonito, ao ar livre, que faz a junção entre história, cultura, beleza natural e animais nórdicos (como lobos, bisão e renas). Logo, é ideal para fazer piqueniques, levar crianças e aproveitar tranquilamente.

Além das casas, por sinal, muito bonitas, de construções antigas, você tem uma vista fantástica de Estocolmo. Logo na entrada você recebe um mapa, para poder se localizar melhor nesse grande Museu e Jardim Zoológico de Estocolmo.

Mercado de Östermalm

estocolmo: Interior do Mercado de Östermalm
Enfim, agora é hora de conhecer a especiarias de Estocolmo. Então, é indispensável sua visita ao Mercado de Östermalm.

Construído em torno de 1888, certamente o Mercado de Östermalm vende produtos de boníssima qualidade e bem frescos, e só por isso já se torna indispensável a sua visita. Seus restaurantes, tem um grande foco em frutos do mar, e sem dúvidas, você não irá se decepcionar com os cardápios.

Além disso, o mercado, que é municipal, é considerado por muitos como um dos melhores salões de alimentos do mundo. Portanto, quando falamos em o que fazer em Estocolmo, é indispensável inserir este mercado em seu roteiro. Sua parte externa é tão bela quanto seu interior. Pois, no estilo de um castelo, tem um design neo-gótico de tijolos avermelhados, que, à época, era uma construção extraordinariamente adiantado.

Atualmente, o local conta com 18 estabelecimentos, e os principais frequentadores são grandes chefes de cozinha. O mercado é tão amado que os locais o consideram como um monumento histórico. Sem dúvidas, vale a sua visita.

Mercado Temporário de Östermalm

Infelizmente o mercado original se encontra fechado a algum tempo. Em contrapartida, temos um mercado temporário. Mas não se desanime, isso porque a qualidade é tão boa quanto a do original. Inclusive, o espaço é tão requintado que você não vai nem perceber que está em um mercado temporário.

Universidades de Estocolmo

estocolmo: Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo
Em seguida, tire um tempinho para se permitir conhecer uma das universidades de Escolmo. Afinal, a maioria delas fazem parte de um ranking das melhores do mundo.

Segundo o Ranking de Xangai, que é um ranking que faz uma comparação entre mais de 1000 mil universidades do mundo inteiro, a Suécia abriga inúmeras das melhores instituições de ensino superior. E onde elas ficam? A maioria na grande Estocolmo. Então, confira agora algumas delas que você certamente pode fazer uma visita:

  • Universidade de Estocolmo: A saber, esta universidade faz pesquisas e estudos nos campos de ciências humanas, naturais, direito e sociais.
  • Escola de Economia de Estocolmo: Em seguida, uma escola de Businnes Internacional que possui graduação em administração de economia e empresas.
  • Instituto Karolinska: Este instituto possui graduações focadas em:
    • Odontologia
    • Fisioterapia
    • Enfermagem
    • Saúde Pública
    • Medicina
    • Biomedicina
    • Terapia Ocupacional
    • Psicologia
  • Instituto Real de Tecnologia: E por fim, este instituto possui pesquisas e graduações em inúmeros campos, como por exemplo ciências naturias, arquitetura, engenharia e planejamento urbano.

Palácio Drottningholm

estocolmo: Exterior do Palácio Drottningholm
E nem precisa ser um estudioso cultural para visitar o Palácio Drottningholm. Você vai se apaixonar por ele apenas apreciando-o por fora.

Construído no século XVI, O Palácio de Drottningholm é uma residência particular da Família Real Sueca, que recebe muitas pessoas como local de atração turística. Fica na situada na Ilha de Lovön, no Lago Mälaren, a 10 km de Estocolmo.

Apesar de ser um pouco afastado do Centro de Estocolmo, a viagem, realizada por carro ou barco, vale muito a pena. Pois é um Palácio muito bonito, com influências francesas, e principalmente o entorno dele, onde a Família Real da Suécia vive atualmente. O Palácio é um Patrimônio Mundial da Unesco, reconstruído depois de ser sido incendiado em 1661.

Informação importante: A atração é uma particularidade, mas toma muito tempo. Então, reserve uma boa parte do dia para conhecer o Palácio, porém, não depois das 17h. Isso porque à partir desse horário o local fecha-se para visitas, principalmente os cafés em torno. Portanto, vá bem cedo e tenha, ao menos 5h disponíveis até o horário de fechamento do local.

Dica: O passeio ao jardim é gratuito, mas a visita ao palácio custa em torno de 120 à 350 coroas.

Curiosidade: A Rainha Sílvia, da Suécia, tem parentes brasileiros, e fala muito bem o português, além de amar o Brasil. Ela anda pelas ruas com muita tranquilidade e costuma atender, com simpatia, cumprimentos de qualquer um.

Abbamuseet – Museu dos Abba em Estocolmo

estocolmo: Exposição de Integrantes do Museu Abba
E quem nunca vibrou ao som de “Mamma Mia” do grupo Abba?! A experiência de conhecer o museu deles é realmente incrível e única.

Abbamuseet, inaugurado em 2013, é uma exposição dedicada ao grupo musical sueco ABBA. O museu fica localizado na Ilha de Djurgården, no centro de Estocolmo.

Se for fã, ótimo, mas não é necessário ser fã do grupo ABBA para a visita ao Museu, que, aliás, é uma grande atração. Isso porque é um local onde as pessoas se divertem bastante, principalmente cantando e dançando. É possível ainda gravar você, e quem estiver em sua companhia, e fazer download gratuito da experiência.

Tem ainda uma área dedicada ao filme Mamma Mia, que é complementar ao Museu. Pagando à parte, você pode ouvir um áudio guia, em que Agnetha, Benny, Björn e Frida compartilham suas lembranças e histórias pessoais de suas carreiras.

Então, se está procurando o que fazer em Estocolmo, o Museu ABBA é uma ótima opção para conhecer.

Gröna Lund

estocolmo: Parque de diversões Grona Lund
Em seguida, se você curte um parque de diversões, não deixe de conhecer a montanha russa do Grona Lund.

Gröna Lund é o parque de diversões mais antigo do país, inaugurado em 1883, localizado na Ilha de Djurgården. Ele faz parte da história da Suécia e vale a pena ir pelo conjunto da obra cultural.

O Parque não é muito grande, conta com montanhas russas divertidas, muitas brincadeiras e o local possui, também, concertos no verão, que são muito bem organizados.

Nordiska museet – Museu Nórdico em Estocolmo

Segue um vídeo explicativo do Museu (Em sueco com legendas em inglês).

Nordiska Musset é o nome dado ao Museu Nórdico da Suécia, localizado na Ilha de Djurgården, em frente ao Vasamuseum, que conta a história do povo sueco em sua cultura, desde a Idade Média, até a época contemporânea. Ele foi fundado pelo mesmo criador do Museu à Céu Aberto, Artur Hazelius, no séc. XIX.

O Museu é muito organizado. De modo que possui Wifi grátis, áudio guias e muito conforto para conhecer tudo sobre a história da Suécia, desde costumes, como alimentos, roupas, casas, até organização da sociedade com mapas.

O local tem uma excelente arquitetura, e a entrada principal conta com a estátua do Rei Gustav Vasa e, no Museu, há um espetáculo de luzes que se dedica também às auroras boreais. Há também uma exposição interessante sobre o grupo étnico Lapões, ou povo Sami, que são índios do norte da Escandinávia.

Junibacken

Junibacken é o Museu Infantil que também fica localizado na Ilha de Djurgården, centro de Estocolmo. O local é uma das atrações mais visitadas na Suécia, muito adorado por crianças devido as histórias e brinquedos. De fato, o lugar é maravilhoso!

As exposições do Museu são típicas do povo sueco. Contando, também, com um cenário em miniatura de casas, lojas de doces e etc. É possível, ainda, acompanhar alguma apresentação ao vivo para as crianças.

O passeio de trem é muito interessante, te faz entrar em um conto particular, cheio de histórias infantis de crianças suecas. Infelizmente, não há opção em português, apenas espanhol e inglês. É provável que o local é cheio, mas vale muito a pena. Sem contar que o preço é muito acessível.

Kungsträdgården Park

estocolmo: Parque Kungsträdgården
Se você quer conhecer o Kungsträdgården Park desse jeito, planeje a sua viagem para o início do ano.

Kungsträdgården Park (Jardim do Rei), ou, formalmente, Kungsan, é um dos grandes parques populares em Estocolmo. Ele costuma ser um ponto de encontro de muitos turistas devido a sua localização e ambiente formidável, além de ser excelente para se fazer caminhadas. O espaço é um dos lugares com grande conjunto arquitetônico de Estocolmo.

Para confraternizações locais e eventos, o parque é ideal e muito requisitado. Os arredores também são muito bonitos. Pois além das flores de primavera possui ótimas paisagens de verão, num espaço muito belo! Há também feiras interessantes às sextas-feiras.

Sem dúvidas, o Kungsträdgården é, atualmente, um dos mais populares parques e de grande importância para a cidade, por isso, é um belo programa para se fazer em Estocolmo. Sua data de origem oficial não é certa, só se sabe que foi por volta de 1400. Por ali é bem comum se deparar com grandes festivais culturais, exposições, concertos e até gastronomia.

  • Onde fica: Jussi Björlings allé 5, 103 91 Estocolmo, Suécia

Moderna Museet – Museu de Arte Moderna de Estocolmo

estocolmo: Exterior do Moderna Museet
Já pensou em ver de pertinho uma obra de nada menos que Pablo Picasso? Então, inclua o Moderna Museet em seu roteiro.

Se você se encanta por obras de arte, certamente irá se apaixonar pelo Museu de Arte Moderna de Estocolmo. Isso porque ele abriga obras de artistas grandiosos, como por exemplo, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Aliás, o museu resguarda obras bem diversificadas de artistas europeus.

Além disso, cabe aqui avisar que alguns viajantes consideram este como o melhor museu de Estocolmo. Mas um fato bem legal sobre o local é que se você quiser ver somente as obras permanentes a sua entrada será gratuita. Mas se quiser ver todas as outras, a entrada será 150 SEK.

  • Onde fica: Exercisplan 4, 111 49 Estocomo – Suécia

Fotografiska – Museu da Fotografia

E por fim, anterior ao Fotografiska, o Museu da Fotografia era um departamento do Museu de Arte Moderna. Inaugurou-se Museu de Fotografia em 2010. É um local ideal para quem gosta de fotografia. Uma exposição ótima de galerias, artes e artistas. De fato, a loja possui livros interessantes, e o restaurante, no topo do local, possui uma vista incrível de Estocolmo!

Onde se hospedar

Na hora de decidir onde ficar em Estocolmo, é essencial que você já tenha feito todo o seu roteiro de viagem. Desse modo, ficará mais fácil escolher sua hospedagem.

Gamla Stan e Norrmalm são os bairros mais procurados pelos viajantes, pelo fato de serem zonas centrais e perto dos principais pontos turísticos, logo, a infraestrutura é melhor, e com valores para todos os bolsos.

Melhores bairros para se hospedar em Estocolmo

Gamla StanNorrmalmSödermalmÖstermalm
Vasastan KungsholmenDjurgården

Quando ir

Sem dúvidas, a melhor época para visitar Estocolmo fica entre o final da primavera e o início do verão. Pois são as estações em que a cidade fica com um clima agradável e aconchegante.

Visitar Estocolmo no inverno pode ser um grande desafio para os viajantes mais sensíveis à umidade, visto que a temperatura pode chegar a -7°C.

No entanto, para os que desejam esquiar ou fazer snowboard, o inverno seria o ideal. Se for no Outono, prefira o mês de Setembro, as temperaturas ficam entre 5 a 15°C.

>> Confira Pacotes de Viagem Econômicos <<

Conclusão

Enfim, é fato que Estocolmo é uma cidade apaixonante, e não é por menos, pois possui uma bela quantidade de parques encantadores. Mas também é fato que é mais uma cidade cultural. E para quem realmente está interessado em conhecer uma nova cultura é um ótimo destino.

Há muito o que fazer em Estocolmo, e aqui, você pode encontrar todos os passeios, ingressos e tours que você pode fazer na cidade. Esperamos que nosso artigo tenha ajudado você. Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui abaixo pra gente. Desejamos uma ótima viagem e até a próxima!

Salve esse artigo em seu Pinterest, talvez você precise consultá-lo mais tarde.. 👇

estocolmo

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.