O que fazer em Colônia, na Alemanha | O Melhor Roteiro da Cidade

O que fazer em Colônia? A montagem de um roteiro para uma viagem à Alemanha pode ser algo complexo quando nos deparamos para as inúmeras cidades do país germânico e para a grande quantidade de monumentos e atrações turísticas e culturais espalhados ao longo do território alemão.

Entretanto, não se esqueça de incluir Colônia dentre seus destinos.

A cidade alemã possui quase dois milênios de existência e em razão de sua longa história promete uma infinidade de programas histórico-culturais.

Conheça a seguir mais detalhes sobre a cidade assim como o que fazer em Colônia e descubra o porquê a localidade é um destino que não pode ser ignorado em uma viagem por terras germânicas.

Colônia: a cidade de dois mil anos

A primeira coisa a se saber sobre a Colônia é que os alemães a chamam, em verdade, de Köhl e que ela foi fundada pelo império romano ainda no Século I, aproximadamente no ano 38.

Köhl, ou Colônia, corresponde à maior das cidades do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália e se localiza à oeste da Alemanha, próximo às fronteiras com Bélgica e Holanda.

A cidade, que é banhada pelo Rio Reno, possui cerca de 1 milhão de habitantes, também foi vítima dos bombardeios ocorridos durante da Segunda Guerra Mundial, a qual se estima que 95% de sua população tenha morrido.

Após o encerramento da guerra, assim como em tantas outras cidades alemãs, houve a restauração de edifícios históricos e a reconstrução da cidade, que hoje opera normalmente e oferece um verdadeiro ambiente de primeiro mundo.

Hoje, além de possuir inúmeros museus e galerias de arte, a cidade alemã também é conhecida por suas festividades, em especial o Carnaval, sobre o qual falaremos com maiores detalhes nos próximos tópicos.

Conheça, a seguir, as principais atrações e o que fazer em Colônia.

Carnaval

o que fazer em colônia carnaval

O carnaval da Colônia é um dos eventos mais importantes oferecidos da cidade e responsável por atrair anualmente milhares de turistas que tomam as ruas como foliões.

O carnaval é tão importante e esperado pela cidade alemã que se inicia ainda em novembro, mais especificamente no dia 11 de novembro, às 11h11min.

Pela tradição local, no momento em que o relógio bate este horário todos devem parar o que estão fazendo para brindar ao início das festividades.

A partir de janeiro se iniciam os eventos que são organizados por clubes e associações e que são responsáveis por entreter o público até o início do carnaval propriamente dito.

Quando a data concernente ao carnaval chega, máscaras e fantasias tomam conta da cidade, que fica repleta de foliões entre a quinta-feira da semana anterior à da quarta-feira de cinzas, tendo este dia como limite temporal e encerramento das festas.

As festividades incluem blocos que festejam nas ruas entre sexta-feira e domingo, embalados por marchinhas e pela cerveja local.

Na segunda-feira, por sua vez, ocorre um dos mais aguardados atos do carnaval coloniano, a Segunda-feira das Rosas, que inclui desfiles com carros alegóricos dos quais são jogados flores, chocolates e doces para o público.

Na quarta-feira de cinzas, à meia-noite, há a queima do Nubbel, um boneco alegórico que representa os pecados cometidos durante o carnaval, cerimônia que encerra as atividades.

Centro Histórico (Altstadt)

O Centro Histórico da cidade de Colônia é uma atração muito interessante para os fãs de história e de arquitetura.

Com ruas estreitas ladeadas por casarões antigos, o centro histórico merece uma visita nem que seja para uma caminhada por suas vielas que oferecem uma verdadeira viagem no tempo.

Além disto, no Centro Histórico de Colônia estão localizados alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Catedral de Colônia e a histórica torre da Câmara Municipal, entre outros dos quais falaremos na sequência.

Na lista de o que fazer em Colônia, certamente você não pode deixar de inserir o Centro Histórico.

Alter Markt

o que fazer em colônia alter markt

O Alter Markt é um antigo mercado medieval localizado no Centro Histórico de Colônia.

Sua edificação corresponde a uma reconstrução realizada no pós-guerra ante a intensa destruição da cidade.

É nele que ocorrem as feiras de Natal, anualmente, atraindo vários turistas e locais.

Catedral de Colônia

o que fazer em colônia catedral

Uma das principais edificações de Colônia, a Catedral foi erguida em meados do século XIII em estilo gótico.

Diferente de outras construções alemãs, a Catedral não foi destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, tendo resistido fortemente a nada menos que 14 ataques aéreos.

Esta igreja, portanto, não é uma reconstrução, mas se trata do edifício original.

Acredita-se, com base na fã católica, que nesta igreja estão depositados os restos mortais dos Três Reis Magos que acompanharam o nascimento do menino Jesus Cristo.

Outra das atrações da Catedral é a torre de 157 metros que a compõe, a qual é acessível por meio da subida de 533 degraus.

A vista que se tem de Colônia do alto desta torre, contudo, compensa de maneira satisfatória o esforço físico.

Dica: Se você está planejando a sua viagem para Colônia, e quer se manter conectado na viagem, saiba que o Chip Easysim4u cobre toda a Europa, além disso, dentro deste nosso artigo você encontrará um cupom especial para o seu chip sair ainda mais em conta!

Ponte dos Cadeados (Hohenzollem)

o que fazer em colônia ponte dos cadeados

Diversas cidades européias possuem pontes que são ornamentadas por cadeados de metal ali pendurados por casais apaixonados que pretendem selar o amor neste ato.

Pois saiba que a cidade de Colônia também possui uma ponte neste estilo, a Hohenzollem, onde anualmente milhares de cadeados são adicionados à sua estrutura por pessoas que por ali passam e querem participar da brincadeira romântica.

Embora a simpatia reze que as chaves dos cadeados devam ser jogadas nos rios e os cadeados permanecer eternamente na ponte em que pendurados num ato de amor, na cidade de Colônia esta eternidade é abreviada em nome da segurança da passagem.

Engenheiros, durante a construção da ponte, não levaram em consideração o peso que os cadeados poderiam gerar à estrutura geral da passagem.

Desta forma, os cadeados pendurados na Hohenzollem são retirados periodicamente para garantir que não haja nenhuma alteração estrutural na ponte que possa colocar pessoas em perigo.

Rio Reno

o que fazer em colônia rio reno

O Rio Reno é um dos mais importantes rios da Europa, sendo conhecido mundialmente face às suas figurações na história da humanidade e das sociedades.

Ele atravessa a Europa de sul a norte e corta seis países, sendo um deles a Alemanha, na região de Colônia.

É possível se aproveitar um dia de sol no verão ou primavera alemã à beira do Rio Reno ou, ainda, realizar um passeio de barco por suas águas.

O tour permite que sejam observados diversos castelos localizados às margens do rio.

De fato é um dos mais belos programas para se fazer em Colônia.

Rudolf Platz

o que fazer em colônia rudolfplatz

Esta é uma praça com diversos bares e restaurantes e que pode ser uma boa dica do que se fazer à noite em Colônia, pois costuma ser bem movimentada e badalada.

Museu do Chocolate (Schokoladen Museum)

o que fazer em colônia museu chocolate

Este museu se localiza às margens do Rio Reno e foi fundado em 1993 com a intenção de resguardar os mais de três mil anos de história do chocolate.

No passeio à fábrica é possível se fazer um tour guiado (que cobra ingressos), conhecer diversos fatos e objetos ligados à história do doce e, ainda, degustar esta iguaria.

Caso você seja um grande fã de chocolate também indicamos realizar um passeio na Fábrica da marca Lindt, também presente na cidade de Colônia e aberta a visitações.

Museu do Perfume (Farina Duftmuseum)

o que fazer em colônia museu perfume

O Museu do Perfume é outra das atrações de Colônia e se dedica a contar a história da invenção da água de colônia, o que ocorreu em 1709.

A grande vantagem desta frente aos perfumes fabricados à época era sua maior leveza, o que fez dela um grande sucesso.

O museu está localizado nas intermediações da fábrica dos perfumes produzidos pela família Farina há, pelo menos, oito gerações.

Embora o local seja aberto à visitação é necessário que se compre ingressos.

Indica-se, ainda, que a compra seja realizada de forma antecipada, pois o local costuma ser muito procurado por turistas.

Museu Romano-Germânico

o que fazer em colônia museu romano

O Museu Romano-Germânico se localiza no Centro Histórico da cidade, próximo à Catedral de Colônia.

Inaugurado em 1974 ele se dedica à arqueologia e conta com diversos artefatos que remetes à colonização do local pelos romanos

Museu Ludwig

o que fazer em colônia museu ludwig

O Museu Ludwig se localiza ao lado do Museu Romano-Germânico e diferente do anterior é dedicado à arte moderna.

Além disto, seu acervo conta com peças do Pop Art, Surrealismo e Arte Abstrata.

Dentre as peças que compõem seu rico acervo merecem destaque aquelas de autoria de Pablo Picasso, Andy Warhol e Roy Linchtenstein.

Para quem ama cultura, o Museu Ludwig é um programa imperdível para se fazer em Colônia.

Igreja St. Ursula

o que fazer em colônia igreja st ursula

Construída no século XIV, a Igreja St. Ursula é considerada como uma das componentes das doze igrejas românicas de Colônia.

A edificação foi feita sobre as ruínas de outra igreja ali presente anteriormente, cuja construção remete ao ano de 400.

Merecem destaque suas ornamentações e a câmara de ouro, de estilo barroco.

Os fiéis crêem que esta igreja é responsável por guardar os restos mortais pertencentes à Santa Úrsula, assim como de outras onze mil virgens mortas pelos hunos em um ataque à cidade.

Triângulo Colônia (Köln Triangle)

o que fazer em colônia triangulo

O Triângulo Colônia é um belo edifício que impressiona com seus 103,2 metros de altura.

Inaugurado em 2005 se tornou um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes da cidade alemã.

Este moderno arranha-céu permite visitação do público e cobra ingressos para a entrada.

Pode-se chegar até o topo da torre, onde é possível se observar a cidade de Colônia, por meio de uma escada rolante.

>> Confira Pacotes de Viagens Econômicos <<

Conheça o Distrito de Enrenfel

Caso você esteja procurando algum programa mais boêmio, saiba que o Distrito de Enrenfel é indicado para você.

Localizado a nordeste do centro da cidade, a área oferece inúmeras experiências culturais, com lojas, cafés e restaurantes, além de seus muros que revelam belas artes de grafite.

Rheinpark

o que fazer em colônia rheinpark

O Rheinpark é um parque urbano que possui cerca de 40 hectares de extensão ao longo da margem direita do Rio Reno.

Neste parque estão dispostas diversas obras de arte ao ar livre, assim como um teatro e um clube de praia.

Com arquitetura de 1950 o parque é considerado por muitos como o mais belo da Alemanha.

Dentro das imediações deste parque também existe um famoso teleférico que permite que se atravesse o Rio Reno até a ponte do zoológico e às margens do rio.

Construído em 1957, é famoso no mundo todo.

Museu do Esporte Alemão e dos Jogos Olímpicos (Deutsches Sport & Olympia Museum)

o que fazer em colônia museu esporte

Este museu está localizado às margens do Reno e é abrigado por um antigo edifício do século XIX que era utilizado como alfândega portuária.

No museu é possível se conhecer a história dos Jogos Olímpicos, assim como ter maiores informações sobre as edições ocorridas na Alemanha, mais precisamente Munique e Berlim.

Cervejarias

Colônia também é conhecida por sua cerveja local, cujo estilo se chama “kölsch” e se utiliza de uma receita originada na própria cidade.

Portanto, experimentar a cerveja local é uma experiência obrigatória para qualquer turista que está procurando o que fazer em Colônia..

A “kölsch” se caracteriza por ser uma cerveja de cor clara, filtrada, coloração amarela e teor alcoólico correspondente a 4,8%.

Existem hoje treze fábricas de cerveja kölsch em Colônia, sendo que a bebida também passou a ser considerada patrimônio cultural da cidade.

Em 1986 houve uma convenção na qual se decidiu que para que a cerveja fosse considerada do tipo kölsch ela deveria, necessariamente, ter sido produzida em Colônia.

Isto auxiliou no crescimento das exportações da bebida, assim como atrai turistas curiosos com a diferenciada cerveja local.

Embora este tipo de cerveja seja encontrado ao longo de toda a cidade de Colônia, há alguns que são especiais no que diz respeito ao trato da bebida e por isso merecem destaque.

o que fazer em colônia cerveja fruh

A cervejaria Früh Kölsch se localiza no Alter Markt, onde oferece não só a tradicional cerveja local, como também a tradicional culinária alemã.

Já próximo ao Triângulo de Colônia, o enorme edifício local, é possível se experimentar a famosa cerveja na Peters Brauhaus.

É impossível ler sobre todas estas informações sobre Colônia e não desejar colocá-la dentre os destinos da próxima viagem, pois a cidade possui inúmeras facetas e propicia experiências variadas ao seu visitante.

Esperamos que com estas dicas sobre o que fazer em Colônia você possa visitar a cidade se divertindo ao máximo e aproveitando as melhores atrações locais.

Salve esse artigo em seu pinterest, talvez você precise consultá-lo mais tarde… 👇

o que fazer em colônia pinterest

Uma boa viagem e até a próxima!


Leia também:
O que fazer em Amsterdam
Estocolmo: Tudo o que você precisa saber

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.