O que fazer no Egito (+ Dicas Imperdíveis)

Planejando sua viagem para a África e ainda não sabe o que fazer no Egito? Bom, primeiramente, você precisa saber que o Egito é um país barato para se fazer turismo.

Já que nossa moeda, o Real Brasileiro, vale mais do que a moeda nacional do Egito, a Libra Egípcia. E por isso, é um dos lugares onde mais aumentou o número de procura entre os brasileiros.

Além disso, saiba que o país é um local realmente muito quente! Então, para qualquer passeio que fizer, leve garrafa de água, protetor solar, chapéu e óculos. Dessa forma, ajudará, e muito, para prosseguir bem a sua viagem.

Um pouco da História do Egito

Lá começou grande parte da história da humanidade. Primeiramente com os egípcios, após os judeus, depois com os gregos e, por fim, os romanos. Aliás, o país consta frequentemente nos livros de história. Então, sair dos livros e conhecê-lo pessoalmente é como realizar um sonho de criança!

o que fazer no egito: um pouco da historia
O Egito era um dos grandes centros de desenvolvimentos da história da humanidade. Certamente, sua beleza arqueológica confirmará através de grandes obras inexplicáveis construídas com uma grande magnanimidade.

De fato, o que mais vale mesmo é conhecer os principais lugares históricos. Por isso, com a finalidade de ajudar você a conhecer um pouco mais do país, trouxemos hoje uma lista com o que fazer no Egito. Para que você conheça os passeios imperdíveis que o país proporciona. Então, fique conosco e confira agora os principais lugares para se conhecer no Egito.

O que fazer no Egito

Pirâmides de Gizé

o que fazer no egito: um camelo e as pirâmides de gizé
As Pirâmides de Gizé são uma obra milenar que tem mais 5000 anos de história e impressiona a arquitetura moderna.

Em primeiro lugar, quando procuramos por o que fazer no Egito, aqui a visita é obrigatória! Isso porque existem mais de 100 pirâmides espalhadas por todo o Egito, mas essas 3 são históricas. Pois são consideradas como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

E mesmo em um país pobre, que é o Egito, e devido a problemas de conservação, o local continua sendo um dos lugares mais visitados de todo o mundo.

A maior das torres, com cerca de 140 metros de altura, chama-se Quéops e demorou 20 anos para ser erguida. Pois ela tem mais de 2,3 milhões de pedras, onde cada bloco deve pesar mais de 2,5 toneladas. Já que blocos próximos aos aposentos do rei chegam em até 80 toneladas.

De fato, o local é incrível e histórico. Pois ele impressiona tanto por dentro, quanto por fora. Desse modo, virou Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979.

Por isso, é indispensável na sua lista do que fazer no Egito inserir as Pirâmides de Gizé.

Muita atenção com os vendedores

Atenção: Tome cuidado com os camelôs e vendedores ao redor. Isso porque eles buscam, de uma forma ou de outra, fazer você gastar muito dinheiro desnecessário com eles. Então, eles irão insistir, mas recuse e esteja seguro daquilo que você está fazendo.

Pois não há nada pior que ir em uma viagem e ter de perder tempo com coisas desnecessárias. Logo, busque estar sempre próximo ao guia. Pois até fotos, que os egípcios se propõem a tirar, são cobradas pelos mesmos! Então, não deem suas câmeras e não aceitem favores. Recusem tudo, a todo o custo, literalmente.

Adquira o seu passe aqui e aprecie cada detalhe! Pois fotos são permitidas apenas fora das Pirâmides e todas saem muito bem de qualquer ângulo!

O que fazer no Egito: Grande Esfinge de Gizé

o que fazer no egito: Grande esfinge de gizé
A saber, a Grande Esfinge de Gizé é composta de uma cabeça humana em um corpo de um leão.

Em segundo lugar, ainda seguindo entre os arredores das Pirâmides de Gizé, você encontrará, muito próximo, a Grande Esfinge de Gizé. É um lugar enigmático que, assim como as Pirâmides, tem um valor histórico muito significativo para a humanidade. Sem dúvidas, é uma das maiores construções que já foram feitas pelo homem.

Vale dos Reis

Paisagem do Vale dos Reis
O Vale dos Reis é o lugar onde dezenas de faraós antigos foram sepultados.

Em terceiro lugar, há turistas que se impressionam mais com o Vale dos Reis do que com as Pirâmides de Gizé. Pois lá era onde os faraós descansavam. Os detalhes são muito bem trabalhados e encantadores. Contudo, é realmente uma pena que ao longo dos anos muitas outras tumbas dos faraós foram roubadas. Adquira seu ingresso aqui.

Templo de Karnak

Esse é um dos templos egípcios mais antigos do mundo. Pois sua construção foi iniciada em volta do ano de 2000 a. C. Terminando, somente, em 30 d.C.

Vale muito a pena colocá-lo em seu roteiro do que fazer no Egito, pois o local possui muito simbolismo e muitas histórias cravadas nas paredes.

São, ao todo, 134 colunas, com mais de 18 metros de altura, talhadas sobre uma única pedra cada uma.

E além de ser um templo, o local era como se fosse o equivalente a uma universidade de atualmente. Isso porque fornecia para grandes estudantes a possibilidade de estudar as ciências da época como: Astronomia, matemática, religião e etc.

Atualmente, há muitas pessoas que vão para os lugares religiosos do Egito Antigo e continuam a praticar algumas superstições. Por isso, vale a pena dar uma perguntada para o guia e ver o que cada uma delas significa. A grande maioria é voltada para conquistar algum benefício, por favor dos deuses pagãos.

Templo de Luxor

Templo de Luxor
Assim como todos os templos, em exceção ao templo de Abu Simbel, o templo de Luxor foi criado em honra e adoração ao Deus Amon (que era tido como o “deus escondido”).

Tudo é muito cercado de simbolismo, o que torna o lugar mais incrível ainda. A mitologia egípcia possui tantas histórias que é difícil conhecer todas. Mas as principais, com certeza, seu guia irá lhe contar.

Há, também, muitas riquezas entre as tumbas. Pois as tumbas eram feitas para o repouso espiritual dos faraós. Você não irá poder visitar as mais de 60 tumbas porque não conseguirá, já que não dá tempo. E também, apenas 3 são o permitido, mas mesmo assim suficientes. Pois, a estrutura de cada uma delas é muito parecida. Por fim, adquira aqui seu ingresso para o Templo de Luxor.

Abu Simbel

Complexo de abu simbel
O complexo arqueológico de Abu-Simbel foi constituído por dois grandes templos escavados na própria rocha, no Egito.

Abu Simbel, próximo ao rio Nilo, demorou mais de 21 anos para ser construído. Devido a elevação do Nilo, foi transferido de lugar pela UNESCO, recebendo algumas pequenas reformas.

Infelizmente, você não pode tirar fotos do lugar, apenas se liberarem as fotos para o público geral ou se você pagar 300 libras egípcias (que custam em torno de 71 reais: Maio 2019).

O local é histórico pois foi o único local onde o faraó, Ramsés II, se colocou como Deus. São dois grandes templos fantásticos um dedicado a ele, Ramsés II, e outro para sua esposa, Nefertari. Partindo da cidade mais próxima, para chegar, leva, em média, 3 horas. Por fim, adquira aqui sua excursão para o Abu Simbel.

Khan El Khalili

O Khan el Khalili é o maior mercado de souvenirs e artesanato a céu aberto do mundo. De fato, é uma grande experiência e vale a pena dar uma passada por lá, pois no Egito tudo é muito barato. Certamente você encontrará inúmeras lembrancinhas para levar casa após sua viagem ao Egito. Além disso, há ótimos restaurantes de comidas árabes típicas.

Monte Sinai

Paisagem de Monte Sinai
Um lugar sagrado para cristãos, judeus e islamistas, de um grande marco para a história da humanidade, é o Monte Sinai.

Pois, no Monte Sinai, foi onde Moisés recebeu as Tábuas das Leis dos 10 Mandamentos. Decerto, a vista de cima do Monte Sinai é algo que emociona muitos turistas. Pois pegar o começo do nascer do Sol vale muito a viagem!

Mas tome cuidado, pois pessoas com problemas de saúde podem se prejudicar. Embora não seja uma trilha perigosa, pode ser muito cansativo. Há opção de ir a pé ou a camelo. Existem algumas lojas pelo caminho e você deve sempre estar preparado com água, agasalhos e lanches. De fato, é um lugar incrível! E logo abaixo do Monte Sinai, encontra-se o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina de Alexandria, a padroeira do Egito.

Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina de Alexandria

Devido a importância que Santa Catarina de Alexandria teve para o Egito, esse Mosteiro, que é belíssimo no que diz a arquitetura antiga, vale muito a pena ser visitado.

A ida ao Mosteiro é um complemento para quem está no Monte Sinai. Pois você pode começar, inclusive, partindo de lá e indo em direção a caminhada de 8 km até o topo do Monte, onde há uma capela e uma mesquita. Aqui você pode encontrar esse tour completo.

Museu Egípcio

Museu Egípcio do Cairo
Sem dúvidas, o Museu Egípcio do Cairo é o mais importante de todo o Egito. Portanto, não deixe de conhecer.

De fato, conhecer tudo no Egito apenas visitando os lugares é realmente possível. Contudo, para aqueles que desejam entender melhor cada detalhe, desse lugar fabuloso, o Museu Egípcio do Cairo é a melhor opção.

Pois só no Museu do Cairo, como é chamado, existem mais de 120.000 antiguidades egípcias. Certamente é uma verdadeira aula sobre o Egito Antigo!

Em Cairo você encontrará inúmeros templos e também cidadelas. As cidadelas são comuns por ser uma espécie de fortaleza que os lugares recebiam para poderem se proteger de povos estrangeiros e inimigos. Compre aqui seu tour pelo Cairo.

Confira Pacotes de Viagem Econômicos

Dicas importantes para sua viagem ao Egito

No Egito, principalmente nos lugares mais movimentados por turistas – dos quais os principais citamos aqui nesse artigo – você verá inúmeros vendedores querendo tirar vantagens para cima de um visitante. Recuse tudo o que eles te oferecerem, seja favores, facilitadores, caminhos mais ‘fáceis’… Recuse tudo.

E a recusa não é simplesmente dizer ‘não’ pois mesmo assim eles irão insistir. Recuse não dando atenção e ignorando. Assim sua viagem será muito mais proveitosa, acredite. E aproveite o Sol. Não é que queremos que você fique queimado, nada disso. Desejamos que você possa aproveitar melhor as viagens podendo ter a iluminação solar ao seu favor.

Aproveite para ir cedo aos lugares e ter uma vista do Sol nascer. Aproveite para ver os monumentos sob um ângulo onde bata Sol. Pois se você fizer isso, além de aproveitar a viagem, pode ser que algum monumento do Egito Antigo possa te surpreender!

Boa viagem!

Em conclusão, este é o grande Egito que, apesar de ter dificuldades em conservar os locais históricos e patrimônios mundiais da humanidade, continua sendo um dos locais mais encantadores do mundo. Pois há muito o que fazer no Egito. Confira aqui todos os passeios e tours que você pode fazer e conhecer no Egito

Há outros templos e locais, sem falar no rio mais famoso de todos os tempos o Rio Nilo, que podem, e devem ser visitados por aqueles que puderem! Nós do Viagens Merecidas desejamos uma excelente viagem para você e até a próxima!

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.