Ilha de Bali | Conheça e saiba o que fazer

O que fazer na Ilha de Bali? Confira agora dicas e principais informações de Bali.

Bem-vindo a Ilha de Bali!

Bali, ou Ilha de Bali, é uma província localizada na Indonésia. A saber, é a Ilha mais famosa do país e o lugar mais procurado para turismo entre as principais ilhas de todo o mundo. Aliás, a Ilha de Bali, que conta com inúmeras ilhas pequenas ao redor, é mundialmente conhecida como um lugar de beleza natural e cultural muito rica.

A grande quantidade de hindus na Indonésia se encontram em Bali, onde a religião é predominante. E, assim, facilmente encontra-se templos com muita facilidade. Além disso, é normal você encontrar pessoas fazendo oferenda a seus deuses pelas ruas e nos estabelecimentos, cada um com o seu propósito pessoal (espalhar mal olhado, prosperidade, agradecimento, etc).

Então, é comum você encontrar pelas ruas oferendas. E essas oferendas sempre trazem um aroma diferente para ao local. O hinduísmo praticado lá, porém, é diferente do hinduísmo comum indiano, chama-se Hinduísmo Bailes.

Religião na Ilha de Bali

Muito de sua cultura deve-se ao fato da religiosidade hinduísta, como por exemplo as artes: a dança, a pintura, escultura, músicas etc. O próprio nome do local, Bali, deriva da palavra Wali – termo usado pelos nativos – que significa “sacrifício oferecido ao deus”, “adoração” ou, até mesmo, “culto”. E, sobretudo, o local possui uma “ilha dos deuses”, chamada de Pulau Dewata.

ilha de bali: montanhas
Bali possui, ainda, muita riqueza natural, através de recursos naturais marítimos, um dos mais importantes de todo o mundo, onde se encontram mais de 500 espécies, diferentes, de coral.

Turismo na Ilha de Bali

Mapa da Ilha de Bali
Mapa da Ilha de Bali

Em 2010, o Bali recebeu 2,57 milhões de visitantes estrangeiros, e em 2012 o número de turistas subiu para mais de 2,88 milhões. De fato, não dá para estipular se o número está crescendo ou diminuindo.

Isso porque ao mesmo tempo em que ele cresce razoavelmente, outros turistas deixam de escolher a Ilha de Bali pelo fato de correr risco e ser pego de surpresa pelo estratovulcão, ainda ativo, Monte Agung. A saber, sua última erupção foi em 1963 e, na época, chegou a matar milhares de pessoas.

Língua oficial

Na Ilha de Bali, os idiomas mais falados são o balinês e o indonésio. Embora seja comum falar de duas a três línguas, o balinês é o mais popular entre os nativos e o indonésio é o mais popular entre as regiões turísticas. Há também alguns dialetos e idiomas provindos de tribos indígenas.

Seguindo esses idiomas, o inglês e o chinês são duas línguas bem faladas devido a grande quantidade de turistas provindos da Austrália e China. Logo após está o Japão, que já teve mais turistas na Ilha do que os chineses.

Devido a isso, foi criada a Área de Livre-Comércio entre a Associação de Nações do Sudeste Asiático e a China. Desse modo, em alguns pontos turísticos é possível encontrar serviços de atendimento em japonês, coreano, francês, russo e alemão.

Quando visitar a Ilha de Bali?

O melhor período para visitar Bali é entre março e abril, e deve durar até agosto, devido a passagem do período de grandes chuvas para um tempo mais seco.

A Ilha de Bali é um local muito quente, com médias de 25ºC graus no inverno e 40ºC no verão. Sem dúvidas, você também poderá visitar na Páscoa e no Natal, onde costuma reunir uma boa quantidade de turistas. Entretanto, o clima é muito variado no período dessas duas grandes festas.

Confira Pacotes de Viagem Econômicos

Calendário da Ilha de Bali

Ilha de Bali: Por do sol
Tenha muita atenção com o calendário da Ilha de Bali.

O calendário da Ilha de Bali é diferente do nosso, tradicional, calendário, gregoriano. Aliás, é diferente até do restante da Indonésia. Isso porque eles possuem 2 calendários: O Pawukon, que tem 210 dias; e o Saka que é regido pelos ciclos da lua.

Logo, a comemoração de virada de ano, para esse calendário, é bem particular. Chamam de “Nyepi day” – dia do silêncio – e é considerado como o dia de recomeço, onde se procura, segundo eles, estar mais próximo da “Mãe Natureza.”

Dessa maneira, segue algumas condições para este dia:

  • Não é permitido sair de casa neste dia
  • Ninguém trabalha, viaja, ou faz qualquer barulho durante as próximas 24h, e turistas também estão sujeitos a tal condição.

E por fim, nsse dia, além do silêncio, há também escuridão. Pois quem participa desse evento é capaz de ver um espetáculo da natureza com um céu brilhante e estrelado.

Moeda

A moeda é a rupia indonesiana. Em relação ao real, considerando R$1, o preço da moeda chega a cotação de 3638,23 rupias.

Na Ilha de Bali é tudo muito negociável, desde hotel, transporte, mercado e etc. Com toda a certeza recomendamos aprender, ao menos no primeiro dia, a negociar.

Pois a maioria dos lugares não aceitam cartões, então faça troca de moeda em locais onde é seguro e conhecido. Mas fique tranquilo, lojas de câmbio são muitas e você poderá aproveitar tranquilamente a viagem. Aliás, eles variam muito o preço de câmbio para câmbio.

Transporte na Ilha de Bali

No local que está sendo cada vez mais requisitado por turistas, Bali possui dois principais meios de transporte: o táxi e o transport – pequenas caminhonetas.

Os táxis é o mais comum, no entanto, é o meio que mais chega a dar dor de cabeça. Isso porque muitos taxistas, na verdade, não o são. O fato é que ocorre, entre os taxistas, uma divisão entre os que são regulamentados por lei e uma espécie de máfia taxista que se aproveita para cobrar preços mais altos e não deveriam estar em funcionamento.

E para que nada de ruim ocorra entre você e o táxi, busque estar informado antes e perguntar, na própria Ilha, quais são os preços mais acessíveis. Além, claro, de se informar como funciona os serviços de táxi, pois a “máfia taxista” costuma se camuflar muito bem entre o restante dos taxistas. Sem contar que você também pode pegar Uber, que, por fim, é mais em conta.

Gastronomia

Ilha de Bali: Um copo de café e um cacau
Na Ilha de Bali você tomará o café mais caro do mundo.

Em seguida, ótimos restaurantes e de comida acessível é o que não falta em Bali. Após saborear as comidas da região você tem a oportunidade de ótimas massagens a preços de 3€. Afinal, uma bela opção de relaxamento.

Uma particularidade, que faz com que muitos brasileiros não goste, é o fato de que o café, na Ilha de Bali, é o café mais caro do mundo. Isso se dá pelo modo de como ele é produzido que é de forma totalmente única.

>> Conheça todos os passeios e tours na Ilha

O café é produzido através de um animal chamado Luwak, o que dá o nome do café: Kopi Luwak ou Café Luwak. Esse animal tem uma visão muito debilitada e, por isso, acaba se alimentando apenas dos melhores grãos de café com base no cheiro de seus grãos.

Conheça um pouco mais sobre a Ilha de Bali

Após o animal comer os grãos de café, e fazer a digestão, seu excremento é colido e então o café começa a ser produzido. De fato, bem peculiar, não? Nem por isso ele chega a ser o melhor café do mundo, apenas o mais caro.

Vida Marítima e Belezas Naturais

um homem praticando esportes no mar da Ilha de Bali
A Ilha de Bali é um dos principais destinos dos surfistas.

As águas das costas sul e leste da Ilha de Bali fazem parte do chamado Triângulo de Coral. Decerto é a área com a vida marítima mais rica do mundo e com mais diversidade de corais, onde vivem mais de 6 mil espécies de peixes e se encontram 76% das espécies conhecidas de coral de todo o mundo.

Por esse mesmo local encontramos um dos destinos mundiais de surfistas. E as ilhas próximas são excelentes locais para saltos e mergulhos, além do clássico snorkelling.

Existem ótimas praias localizadas em Bali, principalmente ao sul. No entanto, nem todas as praias são limpas. Pois há praias que são muito sujas e impossíveis de se fazer turismo. O ideal, como dissemos, está entre o Triângulo de Coral, localizada ao sul da Ilha de Bali.

Entre as áreas turísticas praianas encontramos o Seminyak – a oeste -, Sanur e Finns Beach Club – no sul – e também uma espetacular cachoeira, a Tegenungan Waterfall.

Aliás, você pode encontrar, na Ilha de Bali, uma quantidade grande de praias negras, que são as praias, denominadas, vulcânicas. E podemos ainda encontrar um grande jardim botânico, chamado Kebun Raya Bali, e o Bali Bird Park é um belo parque de pássaros.

Um macaco na Ilha de Bali
Os macacos, na Ilha de Bali, são considerados sagrados. Pois há até um templo para eles, o conhecido Ubud Monkey Forest.

Montanhas

Uma montanha de visual da Ilha de Bali
Tire um tempo para apreciar as grandes belezas das montanhas da Ilha de Bali.

A Ilha de Bali, de fato, é um lugar montanhoso, o que torna a província muito bonita, e possui vulcões ainda ativos. Visto que maior vulcão é o Gunung Agung, que chega a mais de 3 mil e 100 metros de altura.

As montanhas são consideradas sagradas. Isso se dá pelo fato de que as montanhas, para o balinês, é o local onde os deuses moram.

Ilha de Bali: Montanha e visual
E o Monte Batur é um dos lugares mais procurados pelos turistas, vale ressaltar que a vista é maravilhosa.

Templos da Ilha de Bali

Um templo na Ilha de Bali
Ao entrar nos Templos da Ilha de Bali você deve tomar alguns cuidados para não ofender alguns costumes.

Os mais famosos e grandes templos históricos de Bali são: Pura Tanah Lot, Pura Luhur Uluwatu e o Pura Ulun Danu e Bratan. Há outros, e muitos, templos. É possível também encontrar pequenos templos em casas, edifícios e lugares menos populares.

E, ainda, o Ubud Palace é um grande templo histórico e cultural hindu da região. Vale a pena conhecê-lo.

Alguns costumes devem ser levados em consideração para que você não falte com respeito a nenhum balinês. Primeiramente, não toque na cabeça de ninguém e tire os sapatos ao entrar nas casas.

Nos templos é necessário estar vestido de sarong, que servem para cobrir as pernas; e também deve-se estar com uma faixa na cintura chamada selandong. Já neste último, não é necessário tirar os sapatos.

A Ilha de Bali certamente é fantástica! Suas belezas naturais é o que mais atrai turistas e ,com isso, esperamos que você também possa aproveitar, ao máximo, o melhor desse fabuloso local! Boa Viagem!

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.