Pensando em viajar? Confira 5 incríveis curiosidades sobre a Itália

Está pensando em viajar para o País da Bota? Hoje separamos 5 curiosidades sobre a Itália que certamente tornarão a sua experiência ainda mais incrível.

Você já deve ter ouvido falar que Milão é a capital da moda, certo?! Ou que Nápoles é a cidade conhecida como onde a pizza surgiu. Entretanto, esse país milenar guarda ainda mais curiosidades do que imaginamos.

Aconchegue-se bem, pegue um café, expresso de preferência. E, se preferir e tiver por perto, um prato de macarronada ou uma pizza podem ser ideais para você desfrutar deste artigo.

Seja bem-vindo ao Viagens Merecidas.
Boa leitura!

Uma breve história da Itália

Conforme dados divulgados em 2019, a Itália possui uma população estimada em 60,3 milhões de habitantes. Ao Norte, o país faz fronteira com a Áustria, Eslovênia, França e Suíça.

Já ao Sul, estão localizadas as duas principais ilhas do Mar Mediterrâneo, a Sardenha e a Sicília. Ainda, dentro do território italiano estão localizados dois Estados Independentes, São Marino e Vaticano.

As curiosidades sobre a Itália são tão antigas quanto o país. O desenvolvimento do país como um todo influenciou não somente o crescimento do continente europeu, mas do mundo como um todo.

Roma, a principal cidade e atual capital da Itália, tem sua fundação datada em 8 a.C, entretanto, a República Romana tem sua data de surgimento marcada em 509 a.C. Em outras palavras, um país mais do que milenar.

O Império Romano foi um dos mais fortes que já se teve conhecimento, tendo conquistado quase todo o continente europeu. O país também foi o local onde o cristianismo se difundiu e ganhou força.

Nos dias de hoje, o País da Bota é um dos mais desenvolvidos, tendo um 2,31 bilhões de dólares, ocupando a 12ª posição no ranking mundial. Uma das grandes curiosidades sobre a Itália em se tratando de economia, é que boa parte de sua industrialização está localizada mais ao Norte do país, enquanto no Sul estão as partes mais agrícolas.

5 incríveis curiosidades sobre a Itália

Agora que falamos um pouco sobre história e economia, para situar o nosso leitor, que tal nos aprofundarmos sobre o País da Bota?

Hoje, separamos 5 curiosidades sobre a Itália que certamente lhe farão ajustar o seu próximo roteiro de viagem para o país. Segue a lista.

Etna, o vulcão mais ativo da Europa

etna vulcao curiosidades italia
Foto: Reprodução

A primeira curiosidade que separamos sobre o País da Bota diz respeito aos vulcões. Estima-se que a Itália conte com 29 vulcões, sendo destes 3 na lista dos mais conhecidos: Etna, Stromboli e Vesúvio.

O Etna, aliás, é o vulcão mais ativo do continente europeu, tendo sua última erupção tendo acontecido no ano de 2013. Ele possui cerca de 3 mil metros de altura, sendo o mais alto da Europa.

O Monte Etna está localizado ao nordeste da ilha da Sicília, e cerca de um milhão de pessoas vivem em suas encostas. Ainda em atividade, o vulcão é capaz de produzir fluxos de lava incandescentes.

País com mais locais declarados Patrimônio da Humanidade

dolomitas italia
Dolomitas Foto: Julius Silver/Pixabay

Com uma rica história em arquitetura, e também contando com diversas paisagens de tirar o fôlego, a Itália é o país com mais locais declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para ser considerado um Patrimônio da Humanidade a região ou área deve ser considerada pela comunidade científica como inigualável e fundamental para a humanidade. Na lista da UNESCO, já são mais de mil lugares declarados em mais de 160 países.

Somente na Itália são 58 locais declarados, confira a tabela com todos.

* Nome e ao lado o ano em que entraram na lista.

Arte Rupestre do Val Camonica (1979)Centro Histórico de Roma (1980)
Igreja e Convento Dominicano de Santa Maria delle Grazie com A Última Ceia de Leonardo da Vinci (1980)
Centro Histórico de Florença (1982)
Piazza del Duomo (1987)Veneza e sua Lagoa (1987)
Centro Histórico de San Gimignao (1990)Sassi di Matera (1993)
Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Vêneto (1994, 1996)Centro Histórico de Siena (1995)
Centro Histórico de Nápoles (1995)Crespi d’Adda (1995)
Ferrara, Cidade do Renascimento, e o seu Delta do Pó (1995, 1999)Castel del Monte (1996)
Centro Histórico da Cidade de Pienza (1996)Trulli de Alberobello (1996)
Monumentos Paleocristãos de Ravena (1996)Catedral, Torre Civica e Piazza Grande, Módena (1997)
Costa Amalfitana (1997)Jardim Botânico de Pádua (1997)
Palácio Real do Século XVIII de Caserta com o Parque, o Aqueduto de Vanvitelli, e o Conjunto de San Leucio (1997)Portovenere, Cinque Terre e as Ilhas (Palmaria, Tino e Tinetto) (1997)
Residências da Casa de Saboia (1997)Su Nuraxi de Barumini (1997)
Villa Romana de Casale (1997)Zona Arqueológica de Agrigento (1997)
Zonas Arqueológicas de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata (1997)Centro Histórico de Urbino (1998)
Parque Nacional do Cilento e do Vale de Diano (1998)Zona Arqueológica e Basílica Patriarcal de Aquileia (1998) Villa Adriana (1999)
Assis, Basílica de São Francisco e outros Sítios Franciscanos (2000)Ilhas Eólias (2000)
Cidade de Verona (2000)Villa d’Este (2001)
Cidades do Barroco Tardio do Val di Noto (2002)Sacri Monti do Piemonte e da Lombardia (2003)
Monte San Giorgio (2003, 2010)Necrópoles Etruscas de Cerveteri e Tarquinia (2004)
Vale de Orcia (2004)Siracusa e a Necrópole Rochosa de Pantalica (2005)
Génova: Le Strade Nuove e o sistema dos Palazzi dei Rolli (2006)Antigas e Primitivas Florestas de Faia dos Cárpatos e de outras regiões da Europa (2007, 2011, 2017)
Mântua e Sabbioneta (2008)Caminhos-de-ferro Récio na Paisagem da Albula e da Bernina (2008) (sítio transfronteiriço com a Suíça)
Dolomitas (2009)Longobardos na Itália. Locais do poder (568-774 d.C.) (2011)
Sítios palafíticos pré-históricos em redor dos Alpes (2011) (sítio internacional em 6 países)Monte Etna (2013)
Vilas e Jardins dos Médici na Toscana (2013)Paisagem Vinícola de Piedmont: Langhe-Roero e Monferrato (2014)
Zona árabe-normanda da cidade de Palermo e as catedrais de Cefalú e Monreale (2015)Construções Venezianas Defensivas (2017) (sítio transfronteiriço com Croácia e Montenegro)
Ivrea, cidade industrial do século XX (2018)As “colinas do Prosecco” de Conegliano e Valdobbiadene (2019)
Frescos do século VIX de Pádua (2021)Pórticos de Bolonha (2021)
As Grandes Vilas SPA da Europa (2021) (sítio transfronteiriço com Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Reino Unido e República Checa)

Veneza possui mais de 100 ilhas

veneza italia
Veneza – Foto: Alex Zhernovyi/Pexels

Você sabia que a famosa cidade de Veneza possui ao todo 118 ilhas? Pois bem, essa é mais uma das grandes curiosidades sobre a Itália. As ilhas foram separadas por canais que estão localizados na Lagoa de Veneza, que tem saída para o Mar Adriático.

Mas, uma curiosidade ainda mais interessante sobre essas ilhas é que boa parte delas foram criadas pelo homem. Tudo isso fazendo aterramento, em outras palavras, foi colocado terra sobre a água para formar um terreno.

Outro número bastante interessante sobre uma das cidades mais charmosas do mundo é que ela é composta por 400 pontes.

Para sua próxima viagem, não esqueça de visitar Veneza e conhecer mais sobre a sua história.

A pizza não é redonda e eles não dividem

curiosidades itália
Pizza – Foto: Mario Lovera/Pixabay

Não se tem uma exatidão quanto a data em que a pizza foi criada, entretanto, o que se sabe é que a sua primeira aparição gastronômica foi na cidade de Nápoles. Mas, as duas principais curiosidades sobre essa comida envolvendo o país são: ela não é redonda e os italianos não dividem.

Na grande maioria das vezes, a massa das pizzas italianas é caseira e feita na hora, até por isso, eles não se importam com o formato dela, fazendo com diversas formas. A redonda como vemos no Brasil, por exemplo, não é seguida por lá.

Ainda assim, o que mais chama atenção é que a grande maioria dos italianos não divide suas pizzas. Sendo comum, toda vez que vão em uma pizzaria, cada um come uma pizza inteira. Isso se dá principalmente pela sua massa, que é extremamente fina.

As valiosas moedas da Fontana di Trevi

Se você já foi a Roma, ou caso a cidade esteja no seu radar, a Fontana di Trevi é um dos lugares que não podem ficar de fora de qualquer roteiro. A famosa fonte dos desejos na capital italiana atrai anualmente milhões de turistas.

Contudo, engana-se quem pensa que é só jogar uma moeda e pronto, muito pelo contrário. O ritual para fazer um pedido exige que a pessoa esteja de costas e jogue o dinheiro com a mão direita por cima do ombro esquerdo.

Mas, você tem ideia de quantos euros são recolhidos por ano na fonte?

Estima-se que todos os anos é jogado cerca de 1,5 milhão de euros na Fontana di Trevi. Desde o ano de 2007, todo o dinheiro recolhido na fonte é destinado a caridade e para melhorias sociais.

Essas dicas foram importantes para vocês? São inúmeras as curiosidades sobre a Itália, que caberiam até mesmo em um livro.

Continue acompanhando o blog Viagens Merecidas, nossa preocupação é com o seu bem-estar e pensando na melhor experiência que você pode ter em suas estadias mundo afora. Envie esse texto para mais viajantes que assim como você podem ter curiosidades sobre o País da Bota.

Redator

O Viagens Merecidas surgiu com um único objetivo: te fazer acreditar que conhecer novos lugares tem o poder de transformar pessoas. Compartilhando experiências aqui, esperamos poder contribuir de alguma forma com a sua transformação.